WhatsApp Image 2020-10-19 at 11.44.40 (1)

UNIÃO DE FORÇAS EM PROL DO BEM

O programa de número 50 do Bate Papo Empreendedor do Portal Plural foi realizado no novo estúdio e em reconhecimento às entidades, empresários e empresas do município que desenvolveram ações na comunidade durante a pandemia causada pelo Coronavírus, com objetivo de incentivar a economia local, com ideias que buscam a superação de desafios e movimentam o desenvolvimento das empresas e das pessoas que necessitaram de ajuda, “Esse programa foi para reconhecer essas pessoas e parabenizar o trabalho voluntário em prol da comunidade nesse momento de pandemia, ninguém pensou em si próprio, todos pensaram no coletivo”, disse João Carlos dos Santos.

Os convidados da noite foram Marcos Paulo Scherer da Agência de Desenvolvimento, Lídia Link da Acisap, Leonides Freddi do Sindilojas, Sidnei Strejevitch do Sicredi, Elias Dallalba da Fenasoja e Juscelino Gonçalves do Alibem o qual estava em viagem e não conseguiu chegar a tempo, mas nos próximos dias será realizado um programa especial com sua presença onde será entregue a homenagem. A animação ficou por conta de Fabinho Silva e Dudu Campeiro.

>>> reportagem continua após versão do jornal no digital <<<

JORNAL IMPRESSO NA VERSÃO DIGITAL >>>

O programa especial teve apoio do Sicredi, Profesional Vídeo e Eventos, Torfer Metal Mecânica, THP Usinagem, Delta Industrial Ltda, Tostato Salgados e Franquia Chopp Brahma Express. O programa Bate Papo Empreendedor é um programa voltado para negócios e empreendedorismo. Na apresentação Rodrigo Dogonski, João Carlos dos Santos e Lucian Zorzan Andreola, todas as terças e quintas feiras às 19 horas na página Portal Plural News no Facebook e no youtube.

“Chegamos ao programa de número 50 e realizamos uma singela homenagem em forma de reconhecimento do Programa Bate Papo Empreendedor para essas pessoas que representam entidades e empresas que contribuem para nossa cidade, principalmente nesse momento de pandemia realizando ações e campanhas, que com certeza foram válidas”, disse Rodrigo Dogonski.

NOVO ESTÚDIO

O programa Bate Papo Empreendedor foi o primeiro programa realizado no novo estúdio do Portal Plural, com alta tecnologia em parceria com a RBF acabamentos, o estúdio tem material da Espanha, Itália, Alemanha e Brasil o que existe de melhor em tecnologia de fonoabsorvente e acústica, “Nossa empresa monta estúdios em todo interior do Estado do Rio Grande do Sul, posso afirmar para todos que o estúdio do Portal Plural é um dos mais modernos que já montamos nos últimos dez anos. Com todo trabalho que o Portal Plural vem realizando e com esse investimento vocês estão entre as grandes empresas do meio de comunicação da nossa região”, disse Elias Dallalba, da RBF Acabamentos.

“É de ficar emocionado o Portal Plural com essa estrutura fenomenal, trouxemos para Santa Rosa essa tecnologia que com certeza deixa todas as internautas da região felizes, quem entra no estúdio se impressiona, só podemos agradecer todos os internautas, colaboradores e empresários que acreditaram em nosso trabalho, e dizer que em breve muitas novidades e novos programas serão realizados nesse estúdio, aguardem”, disse Lucian Zorzan Andreola.

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

O primeiro a receber a homenagem foi Marcos Paulo Scherer, da Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, que falou sobre o surgimento da entidade e algumas ações que são realizadas principalmente nesse ano de pandemia, “Não é uma ação promovida ou realizada por uma pessoa e sim por uma entidade que é composta por um grupo de pessoas que se reuniram em prol de uma causa. É uma entidade formada por voluntários, que querem trabalhar pelo desenvolvimento econômico, social, comunidade e sociedade, por uma qualidade melhor de vida. Iniciamos 2020 sem imaginar o que estaria por vir, em março percebemos que iria paralisar as atividades então começamos a discutir o que seria do amanhã com a paralização das atividades econômicas, então começamos a planejar qual ação iriamos realizar através do nosso grupo de parceiros e voluntários”.

Scherer relata em alguns dias já haviam planejado e programado todas as ações a desenvolver para enfrentar a crise causada pela pandemia, “Foi algo incrível em poucas horas já tínhamos tudo programado, a ideia seria lançar um movimento com as pessoas e entidades, reunindo esforços de todos para fazer um movimento de mudança de pensamento, em vez de focar no que estava acontecendo que era a crise a pandemia, decidimos focar em resultados em qual forma iriamos sair dessa situação. Então surgiu a ideia de criar essa bandeira, um movimento de integração com as demais instituições e entidades que formam a AD para sair desse momento de crise”.

Após algumas reuniões, com entidades, feiras, empresários, sindicatos, escutando sugestões e ideias, Scherer relatou que todos pensavam no coletivo e trabalhavam para definir uma marca de Santa Rosa, então surgiu o movimento “AQUI DA”, convocamos a imprensa e a partir dai surgiu várias ideias e com pensamento de gerar resultado coletivo, “A ideia foi trabalhar o emocional e psicológico das pessoas nesse momento de crise, tentando fazer todos pensar no bom e não no ruim. A principal bandeira do futuro será ser solidário, cooperar trabalhar juntos, valorizando o comércio local gerando mais renda e emprego aqui”.

Primeiramente a ideia foi fazer um comércio local, mas em uma plataforma virtual onde a população e comerciantes iriam interagir ofertando e procurando produtos e serviços daqui, durante o processo de criação o comércio reabriu, mas a plataforma continua ativa www.aquida.com.br na aba BOLICHO onde tem ofertas e procura de produtos.

O movimento continuou conforme relatou Scherer o segredo é pensar em algo e não pensar que será para sempre, devemos ter uma flexibilidade e habilidade para se reinventar e recomeçar, “Nessa onda surgiu o 2×1 uma ação mais prática, um livreto onde cada empresa oferta seu produto em uma pagina no livreto impressa, em formato de cupom de desconto aonde você vai ao estabelecimento paga um e leva dois, são vários produtos e várias empresas. Se alguém usar todo o livro terá uma economia de R$ 5 mil, foram impressos mil unidades se todos forem consumir todos os produtos será injetado na economia local aproximadamente R$ 5 milhões sem qualquer custo”.

“Muito obrigado pelo reconhecimento, o troféu não é meu vou levar ao meu grupo em torno de 12 pessoas todos voluntários, estou apenas representando”, finalizou Marcos Paulo Scherer.

ACISAP

A segunda a receber o reconhecimento foi a representante da ACISAP, Lídia Link, “A Acisap igual às outras instituições sérias e comprometidas, também acentuou mais o seu papel nesse momento de pandemia, estivemos envolvidos em decisões muito importantes envolvendo Santa Rosa, especialmente fazendo parte do Comitê de Crise, criado pela Prefeitura para discutir a pandemia e ações a serem tomadas. Os voluntários da ACISAP acabaram trabalhando muito mais do que o normal, mesmo não tendo eventos e reuniões presenciais assim como em nossas empresas, pois todos são empreendedores. Conquistamos resultados muito interessantes, angariamos um valor considerável de R$ 107 mil para aquisição de testes do Coronavirus no início da pandemia, em parceria com o Sicredi conseguimos R$ 60 mil para auxiliar e construir os leitos de UTI no Hospital Dom Bosco, e outras ações que juntas tiveram resultados positivos, desde arrecadação de alimentos nos supermercados, lives para arrecadação de valores e doações. Durante esse momento ad
verso tivemos resultados positivos e ajudamos não somente aos empreendedores, mas a sociedade de Santa Rosa e região”.

“Nossos programas continuaram ativos e criamos outros, MOVE, Biblioteca de Rua e outros, uma séria de ações que foram se cruzando e chegando ao resultado final. Todas as decisões durante a pandemia foram tomadas pelo comitê estratégico, com representantes de várias áreas e setores da cidade, dando mais força para o Prefeito tomar as decisões. Santa Rosa foi muito coerente conseguimos deixar o comércio, indústria, setor de serviços trabalhando por muito tempo, não digo normalmente, mas sim funcionando o que permitiu que os negócios continuassem existindo, vimos em outras cidades”, relata Lídia.

A presidente da ACISAP também relatou que muitas ações foram realizadas esse ano, mesmo sendo esperado que fosse um ano perdido, “Quantas vezes saímos da zona de conforto e somos desafiados porque era necessário, isso nos faz crescer como ser humano, olhando para a comunidade de Santa Rosa tenho muito orgulho das pessoas e entidades, dessa união que existe. Nossa postura sempre foi para manter a atividade econômica com todos os cuidados, sabemos que não podemos evitar algumas situações, mas fizemos nosso melhor nesse momento, esse sentimento que fica, talvez ano que vem teremos outros desafios e temos a sensação de ter mais força ainda para superar. Essa pandemia acabou nos aproximando ainda mais, o Poder Público e Entidades fazendo de entender que todos estão no mesmo cenário e precisamos trabalhar juntos, esse entendimento ainda não existia da forma com que aconteceu isso é muito positivo. Pensar global e agir local”, finaliza Lídia Link.

SINDILOJAS

O presidente do Sindilojas Fronteira Noroeste também esteve no programa falando sobre as ações da entidade no combate a crise causada pelo Coronavirus, “O Sindilojas é uma entidade de representação empresarial/sindical, temos como premissa a representação da categoria perante as negociações coletivas e acordos coletivos, isso não nos impede de desenvolver outras ações em prol do comércio. Precisamos um comércio pujante, nosso comércio tem maior representatividade tanto em geração de emprego e no PIB, 71% da economia de Santa Rosa está no setor terciário”.

“A campanha COMPRE AQUI vem no sentido de fazer o comércio ter uma prospecção, estava tudo preparado para a campanha iniciar então chegou à pandemia, mudamos toda estratégia, mas não abandonamos a ideia e o projeto está em funcionamento, encerramos a terceira etapa e o melhor está por vir tanto para clientes, vendedores e empresas, nessa quarta etapa que envolve o Natal com sorteio extra. O consumidor recebe um vale compra quando sorteado voltando ao comércio fazer novas compras, o vendedor que atendeu o cliente premiado recebe um valor em dinheiro e agora no final do ano as empresas também serão contempladas com o prêmio máster de R$ 10 mil reais fracionado entre consumidor, vendedor e empresa fornecedora”.

Freddi relata que a perspectiva para a Campanha no Natal é muito boa, onde o consumo é alto, ele também lembra que todas as pessoas que tem as cartelas desde a primeira etapa vão concorrer no sorteio extra no final do ano, “É lindo ver a alegria das pessoas que são sorteadas o consumidor e o vendedor que ganha um valor extra, isso incentiva, cria uma sinergia entre o comércio e consumidor, tudo isso é muito para nossa entidade que valoriza a todos”, as empresas que ainda quiserem fazer parte da campanha da tempo, segundo ele tem muitos clientes que estão procurando e privilegiando as empresas participantes também para concorrer aos prêmios.

Durante o programa Freddi também relatou sobre sua história de vida juntamente ao Sindilojas, “A atividade sindical tem um viés pouco diferente, uma responsabilidade de representatividade e isso requer um pouco mais de conhecimento, uma má negociação em convenção coletiva impacta em toda a categoria, é uma responsabilidade muito grande, tem que ter muito preparo e conhecimento nessa área, para não ocasionar um prejuízo para nenhum lado”.

Sobre a nova campanha Freddi falou um pouco, mas ainda não revelou maiores detalhes, “Não precisamos sair de Santa Rosa para adquirir produtos, encontramos quase tudo aqui, o que procuramos tem aqui, essa campanha COMPRE AQUI ainda está sendo trabalhada para 2021, não posso ainda divulgar maiores detalhes, mas vamos subir alguns degraus até a etapa final com o e commerce”.

“São momentos desafiadores que devemos ter a perspectiva e a audácia de não parar e avançar”, finaliza Leonides Freddi.

SICREDI

Representando o Sicredi União RS esteve no estúdio para receber a premiação e reconhecimento o presidente, Sidnei Strejevitch, “Valorização local, das pessoas, de tudo que é realizado em nossa região é preciso ser incentivado cada vez mais. Os resultados precisam acontecer nos negócios, à diferença é de como esses resultados são gerados, podemos gerar muitos resultados e as empresas precisam disso, com interesse nas pessoas e de como é feito. Cada vez mais precisamos disso nas empresas, industrias, comércio, setor de prestação de serviços, que os negócios sejam realizados com interesse na prestação do serviço, na entrega ao consumidor”.

Sidnei também falou sobre a campanha EU COOPERO COM A ECONOMIA LOCAL, “Acreditamos na cooperação, o Sicredi em nível do país lançou essa ação de marketing, para que as pessoas cooperassem no comércio e entidades locais. A Sicredi União RS a cada ano realiza alguma campanha premiando os associados que utilizam os produtos e serviços da cooperativa, essa campanha estava pronta e aprovada com premiação de R$ 1,7 milhão em comemoração aos 107 anos da cooperativa, então começou a pandemia e seguramos essa campanha não seria o momento ideal de lançar, então nossa equipe começou a olhar para a situação e decidimos fazer algo mais local favorecendo nosso comércio e as pessoas que comprarem nos estabelecimentos”.

Atualmente o Sicredi União tem 140 mil associados e a população é de aproximadamente 400 mil habitantes, então foi decidido que qualquer pessoa que comprar sendo morador da região vai estar concorrendo, “Uma ação mostrando que realmente estamos fortalecendo o que é daqui. As empresas que participam precisam ser associadas em alguma entidade local, acreditamos muito no poder da associação, juntos vamos construir algo melhor. A premiação de R$ 1,3 milhão volta ao comércio, quem ganha volta a comprar aqui com os vales compras”.

“Acreditamos no poder das pessoas, em quem tem brilho no olho em quem pode entregar algo diferente, iniciamos esse trabalho pensando nisso, estamos ainda engatinhando nessa evolução, cometemos erros, nosso real interesse é entender melhor nosso associado e suas necessidades para poder atender melhor e não tem como não nos relacionarmos com a comunidade que faz parte disso. Nossa região vai crescer trabalhando forte a parte de educação de qualidade e saúde com qualidade, o que vai trazer as pessoas e gerar desenvolvimento, com melhores profissionais, entidades e empresas. Em Santa Rosa o empreendedorismo é muito forte juntamente com a união das entidades que trabalham sempre em prol de alguma ação em conjunto e isso torna nossa região ainda mais forte”.

FENASOJA

Finalizando o programa esteve no estúdio Elias Dallalba presidente da Fenasoja, que falou sobre atuação da feira durante a pandemia e os projetos desenvolvidos e um pouco sobre a feira que será realizada em 2022, “Nossa sociedade está repleta de pessoas que falam muito e fazem pouco, aquele papel de bala no chão, não procure quem é o culpado, junta ele e resolve o problema, isso que está faltando em nossa sociedade, pessoas que vão e resolvam as coisas, ficar em casa reclamando é muito fácil.

“A Fenasoja pegou uma lacuna que existia em nossa região, existem grandes entidades que realizam um trabalho exemplo de voluntariado para todo Brasil, mas precisávamos fazer a união em nossa região e a Fenasoja uniu a todos. Iniciando no projeto ORGULHO NACIONAL, onde fomos a várias cidades em diversas escolas onde levamos resgate ao Hino Nacional, família e respeito aos professores, valores que estavam perdidos, iniciamos muito antes das campanhas eleitorais deixando claro que não foi movimento político, colocamos em pratica na feira em 2018 e na feira em 2020 intensificamos chegando a 47 mil crianças com participação no projeto, não conseguimos finalizar por que a feira foi adiada em 2022 vamos finalizar. Convivendo nos municípios da região notamos uma carência muito grande, as comunidades no entorno de Santa Rosa também precisavam ser vista e valorizadas”.

“Santa Rosa é o centro onde tudo acontece, mas quando algumas cidades da região realizavam algum evento a nossa comunidade não era motivada ir lá prestigiar, ninguém fazia essa motivação, então criamos o INTEGRA a primeira associação de feiras do Brasil, esse foi o grande ápice da Fenasoja, atualmente somos 23 feiras da região, começamos a ir prestigiar as feiras vizinhas levando todo processo de gestão, jurídico, venda de espaços, organização, bilheteria para que eles pudessem rir melhorando suas feiras e também trouxemos muito conhecimento para Fenasoja”, relata Elias.

“Nossa cidade tem a característica da força de vontade do trabalho voluntario, fazer o bem para as pessoas, quando escolhemos a equipe da Fenasoja não foi por qualidades técnicas e sim pelo coração, pessoas que são apaixonadas por nossa cidade, que valorizam o local onde vivem, se ama sua cidade você cuida se envolve, procuramos essas pessoas para se envolver com a feira. O presidente da feira é passageiro, somos transitórios vamos fazer nosso trabalho mas só teremos sucesso se valorizarmos as pessoas, todas entidades fazem isso, valorizam as pessoas, é muito fácil abrir uma empresa o difícil é ter gente comprometida e apaixonada para fazer o negócio acontecer”, disse Elias.

O presidente da Fenasoja também falou sobre a próxima edição, “Com o adiamento vamos trabalhar durante quatro anos para a feira e todo grupo voluntário está firme para continuar até 2022, ninguém desistiu. Realizamos mais de 54 projetos algo que nunca tinha acontecido na Fenasoja, tamanho o envolvimento comunitário, diariamente dedicamos um pouco do nosso tempo para a feira para a comunidade, então cheguei e disse que teríamos mais dois anos pela frente de trabalho e todos responderam que estariam comigo, se já fizemos o melhor deixando as coisas bem feitas agora tem mais dois anos para deixar ainda melhor, isso me deixa orgulhoso, no dia que adiamos a feira nos abraçamos e choramos é fantástico ter as pessoas envolvidas nesse grande proposito voluntário, não se tem vaidade, sem narcisismo não realizamos nada por nós, quem vir fazer trabalho voluntário pensando em se promover em ganhar algo ou se beneficiar politicamente ou financeiramente está errado, já não é voluntário, então quem vem na Fenasoja tem que e star desprovido de vaidade então estará no caminho certo e o coração vai agradecer”.

SICREDI E PORTAL PLURAL

Durante o programa também foi anunciado oficialmente à parceria entre o Sicredi União RS e o Grupo Plural de Comunicação, “Todo trabalho que o Portal Plural vem fazendo e gerando credibilidade, o meio de comunicação precisa colocar vários fatos no ar para ter acessos, entre bons e ruins e tenham a certeza que vamos ser cada vez mais parceiro para poder noticiar as coisas boas que a cidade vem fazendo e acontecendo na região e que vem gerando desenvolvimento” finaliza Sidnei.

“Estamos muito feliz com essa parceria que com certeza vai gerar muitos frutos, vamos construir uma longa caminhada em prol do desenvolvimento e das boas notícias”, disse Lucian Zorzan Andreola.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *