Capa 18ª Edição

UM ANO DEPOIS: Não cumprimento dos protocolos contribui para situação da pandemia

A pandemia do coronavírus vem há mais de ano assustando a população mundial e principalmente, causando centenas de milhares de vítimas fatais, além de deixar sequelas, algumas possivelmente irreversíveis, em muitos pacientes que contraíram a doença.

Um dos principais fatores de risco é o descontrole do distanciamento social, que deixa em seu rastro um aumento alarmante do número de infectados, sem contar que há indícios de uma nova cepa da variante que está atacando pessoas com menos idade.

MAIS DE 35 MIL INFECTADOS

Santa Rosa tem segundo o boletim do dia 23 de fevereiro tem 7.193 casos confirmados, mas a estimativa é de que esse número chegue a mais de 35.000 pessoas contaminadas, considerando os assintomáticos. O primeiro caso confirmado na cidade foi no dia 27 de março de 2020, atualmente a cidade tem uma média de 300 casos confirmados por semana. Atualmente em tratamento na unidade Dom Bosco, existem 10 pessoas internadas e 8 pacientes na UTI. Em Santa Rosa durante esse ano foram 71 óbitos registrados de pacientes da cidade e 105 óbitos de outros municípios.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária da FUMSSAR está trabalhando com um grupo na prevenção das aglomerações há quase um ano, todos os dias, 24h, procurando fazer um trabalho de orientação e conscientização do risco que é a aglomeração, e o que ela pode causar para si, ou algum familiar.

Hoje já existem relatos de pessoas que antes não se preocupavam e, após terem um parente, ou conhecido que contraiu o vírus, mudou completamente sua visão do problema.

Segundo Jairo Beal, da Vigilância Sanitária da FUMSSAR, “passado um ano de pandemia é difícil colocar na cabeça de um jovem que ele precisa permanecer em casa e não fazer aglomerações. Passado o carnaval, pudemos observar nos meios de comunicação, praias lotadas e cidades da nossa região cheia de pessoas. Santa Rosa se comportou bem, tivemos muito pouco trabalho neste carnaval, mas em dois balneários da região houveram duas festas clandestinas com mais de 1.000 pessoas”.

Um dos questionamentos feitos foi o de que os jovens, como raramente tem sintomas, se pagarem o vírus, se sentem liberados para fazerem aglomerações, mas se esquecem que são transmissores. Para Jairo, “na verdade é mais um artifício para realizarem aglomerações”.

VACINAS

Dependendo de qual vacina você tomar, ela só terá eficácia após a segunda dose, “mesmo assim muitas pessoas que tomaram a vacina e se contaminaram, por exemplo, em Pelotas, num Lar do Idoso, morreram oito idosos, mesmo depois de tomarem a vacina, portanto, os cuidados, mesmo depois da vacinação, precisam continuar, pois não se sabe ainda qual o tempo de imunização que a vacina proporciona”, comentou Beal.

NOVA MUTAÇÃO DO VÍRUS

Para Jairo, o decreto do governador com várias regiões na bandeira preta e novas restrições, demostraram que a nova cepa do vírus já está no Rio Grande do Sul, não precisou vir de fora, ela, quem sabe, já estava instalada, pois ela se espalha muito rapidamente.

TRABALHO DE PRIMEIRO MUNDO

“Iremos verificar esta semana como se comporta a questão do contágio na cidade, se a população entendeu o decreto do governador nas questões de aglomeração e horários. Temos um ponto positivo, o povo de Santa Rosa, quando colocado à prova, a grande maioria cumpre o solicitado. O trabalho feito pela FUMSSAR, junto com seus grupos de apoio, é coisa de primeiro mundo, conseguido através de um trabalho duro e muito organizado”, comentou Jairo Beal.

BARES LOTADOS

Uma das grandes reclamações por parte da população são bares e restaurantes lotados, sem o devido distanciamento social e uso de máscaras pelos frequentadores.

“Estes locais tem uma regra que eles podem usar 30% de sua capacidade, mantendo um distanciamento de 2 metros. Nós não temos uma equipe de fiscais que possam permanecer por muito tempo em um local esperando que ele mantenha 100% da rigidez dos protocolos, trabalhamos fazendo a conscientização das pessoas ou através de denúncias.”

MULTAS E AUTOS DE INFRAÇÕES

Jairo explica que, “todos os autos de infrações que os estabelecimentos de Santa Rosa recebem, eles iniciam com a Lei 6437, que fala, advertência ou multa inicial de R$ 2 mil, e se você passa a ser reincidente, o valor dobra. Esta reincidência pode levar ao fechamento do estabelecimento. Tivemos na cidade estabelecimentos fechados, se adequaram ao decreto, arcaram com as penalidades da lei, e puderam voltar as suas funções”.

O que pode ficar claro é que mesmo com a chegada ainda lenta da vacina, se não houver conscientização das pessoas, a união, assim como foi para eliminar a Karol do BBB, vamos passar mais um ou dois anos nessa batalha, onde somente perdemos, seja na saúde ou economicamente.

Comments are closed.