17903872_207537243069541_4896620799615649181_n

NA HISTÓRIA E NO CORAÇÃO DE SANTA ROSA

Alcides Vicini, nascido no dia 29 de novembro de 1945, na cidade de Campos Novos, em Santa Catarina, chegou a Santa Rosa no ano de 1975 para ser professor e, aqui escreveu uma linda história de amor com a cidade. Cinco vezes prefeito deixou seu nome marcado na HISTÓRIA E NO CORAÇÃO DE SANTA ROSA.

Nessa edição vamos dar início a uma série que irá relatar um pouco da trajetória do sempre Prefeito Alcides Vicini. Casado há 50 anos com Elenir Siviero Vicini, pai de Silvio Alberto (in memoriam), Leonardo e Cristiano Alcides, avô de Emanuelle Vicini, Gabriel Vicini e Silvio Vicini Jr. Sua infância foi no município de Capinzal, em Santa Catarina, com aproximadamente 22 mil habitantes atualmente.

Vinici nos relatou uma lembrança triste e marcante de sua infância quando perdeu seu pai, também disse que sua primeira língua fluente foi o Italiano, depois na escola com dificuldade aprendeu a língua portuguesa, “As lembranças são remotas de minha infância, principalmente do meu pai, perdi ele aos 4 anos, ele foi com amigos de canoa para um velório, ao retornar acabou virando a canoa, meu pai conseguiu nadar até as margens, mas viu seu amigo João, gritando por socorro “Berto aiutami”, ele tirou as botas e entrou no rio para salvar seu amigo, mas acabou falecendo. Estávamos em nossa casinha, quando gritaram para minha mãe Domitila, parece que deu um problema com a canoa, minha irmã mais velha me colocou nas costas e minha mãe com meu irmão de colo fomos até a casa de um amigo próximo e ficamos no local esperando informações até confirmar que meu pai e seu amigo tinham falecido. No outro dia me lembro de estar sentado na carroça com o caixão do meu pai até o cemitério. Minha mãe foi uma guerreira que soube encarar a vida com energia e força criando nossa família, permitindo que estudássemos”.

>>>> continua depois da publicidade <<<<

Vicini iniciou os estudos em uma escola unidocente, na localidade de Nossa Senhora da Saúde, onde um único professor, José Botari, ministrava aulas de todos os conteúdos, do 1º ao 5º ano.

Após, foi estudar na cidade de Joaçaba, no colégio Coronel Passos Maia, um colégio Marista, depois algum tempo foi com os irmãos Maristas para estudar em Getúlio Vargas. Vicini seguiu seus estudos na cidade de Passo Fundo e, cursou o cientifico em Santa Maria, sua faculdade de Letras foi cursada em Palmas no Paraná, onde já lesionava.

Durante a conversa Vicini lembrou um fato inusitado quando iniciou os estudos, “Eu era canhoto, o professor batia com a régua me mandando escrever com a direita, dessa forma desajeitada passei a escrever com a mão direita. Minha letra não muito bonita mas eu tinha essa desculpa para usar, sou um canhoto que fui obrigado a escrever com a mão direita. Quando já estava lesionando as vezes me surpreendida e estava escrevendo com a esquerda, até os alunos estranhavam que escrevia cada pouco com uma mão no quadro”.

O professor Alcides Vicini, lesionou em Jaraguá do Sul em 1967, e, 1968 e 1969, em Xanxerê, seguiu a carreira em Francisco Beltrão, dando aulas de português, inglês e literatura. No ano de 1974, Vicini retornou para Palmas no Paraná, onde cursou sua faculdade, mas dessa vez para ser professor, também lesionou em uma escola na cidade de Clevelândia, para os alunos do ensino médio.

>>>> continua depois da publicidade <<<<

Vicini deu início a sua pós-graduação na PUC, em Porto Alegre, no curso de linguística aplicada. No ano de 1975 foi convidado pelo Padre Leandro Rossa, para lesionar no Colégio Salesiano Dom Bosco e nas faculdades salesianas, dando aulas de linguística e português, assim chegando a Santa Rosa.

“Telefonei para a Elenir, que estava estudando em Ijuí, viajando do Paraná para estudar na região. Disse que ela teria a chance de fazer a faculdade em Santa Rosa, aqui tinha o curso de ciências, podemos morar e estudar. Fui convidado para lesionar na cidade e nós vamos morar para lá, o que você acha? Ela topou na hora. Deixamos o Paraná em fevereiro de 1975, então aqui passou a ser a nossa cidade”.

Nesse período o professor Vicini iniciou na Rádio Santa Rosa, no programa Atualidade, ao meio dia, onde era comentarista de diversos assuntos, sua participação era de 5 minutos, no sábado à noite, na mesma rádio, tinha o programa Show do Sábado, com músicas, curiosidades e com a sonoplastia de Brizola, que atualmente trabalha na Rádio Noroeste. Vicini durante esse tempo na rádio realizou diversas apresentações de festivais e bailes de debutantes.

No ano de 1977 foi convidado para ser Secretário de Governo do Prefeito Antônio Carlos Borges, assim dando início em sua carreira política, mas isso é assunto para a próxima edição…

Comments are closed.