87027327_2989102834491040_7901817480413184000_n

Trem de Satélites é avistado no céu da região noroeste do estado na noite de sexta-feira

Um Trem de Satélites foi avistado por moradores da região noroeste do Rio Grande do Sul por volta das 20h50min desta sexta-feira, dia 21.

Em Ibirubá uma internauta postou em rede social que avistou algo incrível no céu: “Olhem para o céu e me digam o que era a quantidade de luzes uma atrás da outra e sumindo do nada ?‍♀️?‍♀️?‍♀️alguém mais viu??????” Escreveu Luciana Arabites.

Conforme outra internauta, de Três Passos, foi incrível ao ver os objetos enfileirados passando próximo a sua residência, e no momento sentiram uma forte emoção por nunca terem visto algo assim antes, diz ela.

Os equipamentos foram lançados no dia 29 de janeiro na Flórida, Estados Unidos. São 60 satélites que se somam aos 240 que já estão em órbita dentro do projeto Starlink, do bilionário Elon Musk. A intenção é levar internet de alta velocidade para todas as regiões da Terra, inclusive para locais remotos e de difícil acesso.

A ideia da empresa SpaceX, responsável pela iniciativa, é lançar ao espaço 1.584 satélites. Cada unidade pesa, aproximadamente, 219 quilos. Eles vão ficar em uma órbita distante 549 quilômetros do solo. Até atingirem esta altitude, os satélites percorrem um longo caminho e ficam visíveis no Brasil nas próximas semanas.

Em dezembro do ano passado, o grupo de satélites, chamado de “trem” em função da quantidade e do alinhamento, chegou a ser registrado enquanto passava pelo Vale do Rio Pardo. Agora, o novo conjunto lançado também fica visível no Rio Grande do Sul até atingir a órbita programada, quando então só pode ser observado com equipamentos especiais.

Quem quiser acompanhar ou registrar a viagem do trem de satélites pela região terá boas oportunidades. Eles ficam visíveis a olho nu, como nesse caso registrado nessa noite de sexta-feira.

Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM e Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá – Foto: reprodução

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *