Cesar-Bochi-Sicredi-credito-Marcos-Suguio

Sicredi chega marca de 7 milhões de associados

O Sicredi chegou à marca de 7 milhões de associados nesta semana, conquistando mais de 1,2 milhão de novas associações nos últimos 12 meses – número que representa um crescimento de 14,6%. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa, que hoje está presente em todo o Brasil em mais de 1,8 mil municípios, com 2,5 mil agências. Por dia útil, uma média de 4,8 mil pessoas chegaram ao Sicredi no último ano.

“Alcançar a marca de 7 milhões de associados demonstra que essas pessoas confiam no nosso modelo de negócio cooperativo. Nos últimos anos, crescemos de forma consistente e sustentável, com alto nível de satisfação dos nossos associados, que prezam por um relacionamento próximo, e gerando impacto positivo nas regiões onde estamos presentes”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

O maior aumento foi no número de Pessoas Físicas, com 933 mil novos associados, seguido de Pessoas Jurídicas (PJ), com 229 mil, e segmento agro, com 60 mil. Do total de 7 milhões de pessoas associadas à instituição atualmente, 75% são PF, 14% PJ e 11% do agro.

A ampliação fez com que o Sicredi superasse a marca de 1 milhão de associados PJ, sendo que, destes, 22% são microempreendedores individuais (MEI), 73% Micro e Pequenas Empresas e 5% Médias e Grandes. A idade média das empresas é de 10 anos.

O Sicredi também se consolida como um parceiro importante dos pequenos e médios produtores rurais. Do total de 765 mil associados agro, 84,6% são da agricultura familiar, 10,9 % produtores de porte médio e 4,5 % produtores de grande porte. Todos os segmentos – Pessoa Física, Pessoa Jurídica e agro – são atendidos pelas mais de 300 soluções financeiras e não financeiras do Sicredi, como conta corrente, cartão de crédito e de débito, consórcios, seguros, crédito, investimentos, entre outros.

Em 2022, o Sicredi passou a atuar em todas as unidades federativas do Brasil, completando o mapa nacional com a chegada ao estado de Roraima (RR). Atualmente, as mais de 2,5 mil agências estão distribuídas em 1,8 mil cidades e, em mais de 200 municípios brasileiros, é a única instituição financeira fisicamente presente. No ano passado, foram abertas mais de 200 agências em todo o País. Em 2023, a projeção é abrir cerca de 320 novos pontos de atendimento.

A confiança dos associados reflete nos números relacionados ao crédito. No primeiro trimestre de 2023, o Sicredi alcançou R$ 179,8 bilhões na carteira de crédito, atendendo pessoas físicas, jurídicas e associados ligados ao agronegócio. A instituição também apresentou um total de mais de R$ 194,3 bilhões em depósitos no final do primeiro trimestre deste ano, recursos que permanecem nas regiões onde são captados, fortalecendo a economia local.

Comments are closed.