interiorização_1

Missão Municipalista recebe demandas regionais em Horizontina

O município de Horizontina foi escolhido para sediar o primeiro encontro da Missão Municipalista, projeto de interiorização idealizado pelo presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. O encontro reuniu, nesta quinta-feira (6/07), prefeitos, vices-prefeitos, secretários e técnicos das associações dos municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e da Região Celeiro do Rio Grande (Amuceleiro). A iniciativa busca apresentar o trabalho de assessoramento aos gestores públicos municipais, desenvolvido pela entidade, e estabelecer um canal aberto para o diálogo, buscando compreender as demandas locais de cada região do estado.

Diante de um auditório lotado de gestores municipais da região, o presidente da Famurs, Luciano Orsi, agradeceu a grande participação na primeira missão municipalista. “A proposta da interiorização é entender as dinâmicas regionais para que possamos trabalhar na construção de soluções para os municípios”, destacou. Orsi reforça ainda a importância de receber novas pautas e demandas dos prefeitos, que trabalham com protagonismo em projetos que visam a qualidade de vida das comunidades locais. “A gente quer ser esse elo de ligação dos governos, reforçando a busca de recursos e acentuando a posição da Famurs a serviço dos municípios”, destacou.

Anfitrião do evento, o prefeito de Horizontina, Jones da Cunha, manifestou a importância de sediar o primeiro encontro do projeto, que tem justamente como objetivo levar os anseios e preocupações do interior do estado, e de receber pela primeira vez as lideranças políticas de duas grandes regiões do estado. “É importante ter esse espaço de aproximação para que possamos compartilhar nossas boas experiências e também fortalecer as nossas relações de fraternidade e respeito ao municipalismo”, concluiu. Ainda, destacou o espaço oportunizado para compartilhar, não apenas problemas, mas as potencialidades do interior e a participação de representante do Estado, mostrando que o governo tem realizado um tratamento diferente aos municípios.

Vice-presidente da Famurs e prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando, participou do painel de boas-vindas e destacou a potencialidade do evento em fortalecer as associações e os municípios que abrangem as regionais. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, manifestou que a Famurs precisa conhecer melhor a realidade dos municípios do interior, que não acompanharam em alguns aspectos o desenvolvimento das demais regiões do estado e vivem dramas como baixo orçamento e fluxos de obras abaixo do esperado.

O prefeito de Três de Maio e presidente da Amufron, Marcos Vinicius Corso, ressaltou a relevância da missão municipalista ter começado numa região distante da capital do estado para trazer um novo olhar para a região. “A presença da Famurs nos traz esse sentimento de que não estamos sozinhos, essa questão de pertencimento à causa dos municípios. A Famurs tem esse papel importantíssimo de estar ao lado dos prefeitos e hoje a gente sente assim que a Famurs está ao lado dos prefeitos”, afirmou, citando ainda algumas pautas prioritárias, como as pontes de Barra do Guarita e de Porto Mauá, que vão potencializar o desenvolvimento de toda a região.

O coordenador do Gabinete Articulação com os Municípios, Salmo Dias de Oliveira, lembrou do seu período à frente da entidade, ressaltando como é importante a relação entre o governo e as prefeituras para superar momentos difíceis e manter os serviços públicos nos municípios. “Agora estou do outro lado do balcão, mas não deixo de ser municipalista, que é uma missão. A Famurs é uma casa maravilhosa que cuida dos interesses dos municípios gaúchos. O governo do estado não quer ser empecilho, quer ser parceiro dos municípios”, afirmou, em referência à solicitação do presidente da Famurs, Luciano Orsi, à Casa Civil do Estado, para flexibilizar o decreto 56939/2023, que institui sistema de monitoramento de convênios administrativos e condiciona repasses do governo do estado à adesão a programas e políticas estaduais pelos municípios.

Áreas técnicas da entidade – Para que os gestores compreendam melhor a Famurs, o coordenador-geral da entidade, Professor Nado Teixeira, fez uma breve explanação sobre o trabalho realizado pela Casa Municipalista Gaúcha. Segundo ele, muitos gestores e equipes das prefeituras não dimensionam o quanto a entidade pode auxiliar em demandas. “Estamos cotidianamente atendendo a peculiaridade de cada município. Estamos à disposição para atender um por um, buscando sempre ajudar em problemas específicos e singulares”, declarou.

Nado destacou em sua fala a promoção de cursos, através da Escola Famurs, fundamental para potencializar a capacitar o corpo técnico das prefeituras; a interlocução da entidade com o Executivo, Legislativo e Judiciário, diálogo importante para a defesa dos municípios; a articulação com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para acompanhamento de pautas nacionais e fortalecimento do movimento municipalista; além da atuação das áreas técnicas da entidade – Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Gênero, Inovação e Empreendedorismo, Jurídico, Meio Ambiente, Receitas Municipais, Saúde, Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, e Turismo. Inclusive, durante o encontro, técnicos estiveram à disposição para atendimentos individualizados aos gestores.

Demandas Regionais – Os prefeitos e prefeitas apresentaram ao final demandas prioritárias da região.

AMUCELEIRO:

Andamento na pavimentação da ERS-305,

Ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga (SC);

Ponte binacional de Porto Soberbo – recursos aprovados pedem urgência na criação do projeto do governo do RS;

AMUFRON:

Apoio para a busca de recursos para dar andamento ao projeto Estrada Costeira, voltada ao desenvolvimento do turismo de seis municípios;

Acesso asfáltico aos municípios Senador Salgado Filho, São José do Inhacora e Alegria;

Ponte internacional entre Porto Mauá e Alba Posse.

Missão Municipalista: valorizando a força interior do Rio Grande – A Famurs vai realizar, ao longo da Gestão 2023/2024, presidida pelo prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, uma série de seminários pelo interior do Rio Grande do Sul, a fim de aproximar a entidade às prefeituras gaúchas. Batizado de Missão Municipalista, o roteiro prevê 12 encontros, contemplando as 28 regionais. Promovido em parceria com as associações dos municípios, o projeto recebe patrocínio de Badesul, Governança Brasil e Sigemec, além do apoio do Banrisul, e é destinado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais

Comments are closed.