143419232_3573117432723630_5986575801967603544_o

Santa-rosenses, Maria Leonidia Wienandts foi eleita à rainha das piscinas em 1965

por Teresa Christensen

Naquele ano de 1965, um verão muito quente e abafado, como costumam ser os verões de Santa Rosa, a Sociedade Ginástica Vigor – SOGIVI, sob a presidência de Inácio Lauerman lançou o concurso para Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, um certame promovido pela Rádio Guaíba e Jornal Folha da Tarde em que garotas dos diversos municípios concorriam ao disputado evento, e, pela primeira vez, Santa Rosa vai concorrer e vai arrebatar o título por unanimidade.

Com muitas comemorações, Maria Leonídia Wienantes, santa-rosense, filha de Elymar Wienandts e Maria Mello de Oliveira Wienandes além de quatro irmãos, com coroa e faixa desfila radiante pelas nossas ruas e é aplaudida pelo povo. Depois, retoma a sua existência de estudante do Colégio Santa Rosa de Lima e continuou a sua vidinha de garota do interior. Contudo essa jovem nos trouxe um título inédito para honra e glória da nossa cidade, por isso deve ser lembrada sempre e fazer parte dos Anais da nossa História, neste ano que estamos completando 90 anos.

Parafraseando o poeta que diz: As muitas feias que me perdoem, mas, a beleza é fundamental. Assim, prestamos uma homenagem a Maria Leonídia: Essa menina bonita, cujo rosto lembrava a beleza de um templo, além de ser leve como como um rendado de nuvens empurradas pelos ventos, com seu belo sorriso e suas fantasias. Que ela não perca nunca, não importa em que mundo viva, não importa em que circunstâncias, a sua infinita simplicidade, sua beleza singela e que não deixe de ser sempre, “A guria de Santa Rosa”, como diziam as reportagens da época.

Comments are closed.