Rota do Riu Uruguai, tem os 20 municípios no Novo Mapa do Turismo Brasileiro

Rota do Rio Uruguai, tem os 20 municípios no Novo Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretária Executiva da AMUFRON e Coordenadora regional de Turismo – Codetur Rota do Rio Uruguai – Roseli Rost, participou de reunião do CONETUR – Conselho Estadual de Turismo, que validou as informações enviadas pelos municípios e inseridas pela IGR – Instância de Governança Regional no sistema do mapa.

O Ministério do Turismo divulgou, na última semana o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o Turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

Na Região da Rota do Rio Uruguai estão no Mapa do Turismo Brasileiro os 20 municípios Alecrim, Alegria, Boa Vista do Burica, Campina das Missões, Candido Godoi, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi que apresentaram todos os documentos.

A partir deste ano, gestores de Turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do mapa. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves.

“Diferente de outros anos, em que o período de atualização era de quatro meses e só ocorria a cada dois anos, agora, em pouco tempo, tivemos uma grande adesão ao Mapa do Turismo, confirmando o reconhecimento da importância do setor. O registro que apresentamos agora não é definitivo, uma vez que este processo será perene, e já temos outros municípios se preparando para fazer parte do Mapa do Turismo”, diz.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no Turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Comments are closed.