278474468_2141325546031792_9030392525612691095_n

FUMSSAR alerta sobre a Dengue

Além das ações de prevenção e cuidado com o COVID-19, os santa-rosenses precisam estar atentos para outra doença, já conhecida da população: a Dengue. No período epidemiológico registrado do início do ano, até a última semana, o município teve 524 notificações, com 22 casos confirmados. Das confirmações, 20 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 02 importados (contraídos fora do município). A FUMSSAR segue realizando ações de combate à doença. As confirmações de Dengue são realizadas por amostras de sangue enviadas para o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Mais do que conhecer os sintomas, é preciso saber quais as formas de tratamento, entender a importância do diagnóstico precoce e como prevenir a doença. Além disso, é fundamental saber como realizar a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e de outras doenças como, Febre Amarela, Zika Vírus e Chikungunya. A dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave, que é o caso da dengue hemorrágica. O período de incubação, ou seja, o tempo que demora desde a picada do mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, é de, em média, 05 a 06 dias, conforme o Ministério da Saúde. A Diretora da Atenção Primária à Saúde de Santa Rosa, Dra. Fabiana Breitenbach, destaca a importância da população estar alerta para o diagnóstico da doença, já que alguns sintomas podem ser parecidos com os de gripes comuns e até mesmo da COVID-19, “É uma doença com múltiplos sintomas, que muitas vezes podem ser confundidos com outros estados gripais. No entanto, caso haja a suspeita ou a confirmação de dengue, é essencial que o paciente mantenha a hidratação constante para não agravar a doença”.

Nos adultos, a primeira manifestação dos sintomas da dengue, é a febre alta, (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Náuseas, vômitos e diarreia podem estar presentes, mas são menos frequentes. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica.

Para diminuir os casos de dengue, algumas medidas são essenciais, como: eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, ou seja: não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, utilizar areia nos vasos de plantas e sempre deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo. A Fundação de Saúde orienta a população para que faça uso do repelente e reforça que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Comments are closed.