protocolo_solicitação

Região sofre com estiagem, AMUFRON auxilia municípios

O Presidente da AMUFRON, Prefeito de Boa Vista do Buricá Joãozinhio Sehnem, esteve no estúdio do Portal Plural onde falou sobre a estiagem, os perigos de incêndios e aumento de casos COVID em nossa região.

A situação em nossas cidades da região é critica diversos municípios decretaram situação de emergência, “nossa região é muito grande no agronegócio, nossa base está sendo prejudicada, no milho, soja, o gado leiteiro vem sofrendo muito inclusive com a redução drástica na produção de leite com perdas de 100 mil litros de leite por dia. As perdas são consideráveis, números que nos fazem refletir e adotar ações”, relata, Joãozinho.

O Vice-presidente de Relações institucionais da AMUFRON, Prefeito de Três de Maio Marcos Corso, acompanhou a visita Ministra da Agricultura Thereza Cristina e sua equipe técnica de governo, no último dia 12/01, quando esta, esteve em Santo Ângelo no auditório da URI.

Estiveram presentes o Vice Governador do Estado, a Secretaria de Agricultura do Estado, Dep. Estadual e Deputados Federais que ouviram atentamente as demandas, as necessidades dos municípios relatadas pelos Prefeitos Municipais, lideranças das entidades do setor agropecuário que sofrem com as perdas causadas pela estiagem.

“Encaminhamos para a Ministra, números contundentes de nossa região, solicitando um olhar para nossa região, buscando linhas de créditos favoráveis a nossa agricultura, os municípios estão realizando um trabalho incansável com diversas medidas. Conversamos com as entidades para amenizar todo prejuízo para nossa região”, disse Joãozinho.

Segundo levantamentos realizados pela Emater, até o último dia 07/01, são mais de 195 mil propriedades atingidas pela estiagem no Estado do RS nas mais diversas culturas, e a situação é agravada a cada dia, sendo que mais de 10 mil famílias sofrem com dificuldade de água potável para o consumo humano. A gravidade da estiagem pode ser mensurada por estar atingindo não somente culturas anuais, mas também culturas perenes como a fruticultura.

A produção de milho e milho silagem sofrem perdas que variam entre 45% a 65%, porém há municípios que chegam a 100%, sendo até o momento o milho é a cultura com maior impacto. No caso do milho silagem está comprometendo qualidade, a bovinocultura de leite é um dos setores com as maiores dificuldades, pois a recuperação é muito lenta. Estamos deixando de recolher diariamente mais de 1.606 milhão de litros de leite, sendo que as nas pastagens chegam a 60%.

Já na cultura da soja as perdas variam de acordo com a região, sendo que na metade norte varia entre 10% a 30% podendo chegar aos 50%. A cada saca de soja perdida por hectare no Estado representa uma perda de mais de um bilhão de sacas.

As perdas são muito significativas. Os representantes dos poderes públicos ouviram atentamente a solicitações de auxilio e ações necessárias a curto, médio e longo prazo, sendo que o Governo do Estado já sinalizou com a liberação de recursos para perfuração de poços artesianos, cisternas, micro açudes e irrigação, além da isenção do troca-troca.

No Governo Federal, segundo a Ministra Thereza Cristina a equipe técnica irá se reunir, analisar a situação, as informações recebidas e em breve dará retorno das ações que serão realizadas procurando amenizar os prejuízos.

O Presidente da AMUFRON, Prefeito de Boa Vista do Buricá Joãozinhio Sehnem, esteve reunido na tarde do dia 24 de Janeiro, com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Gabriel Souza, ao qual foi entregue demanda referente a estiagem que assola nossa região. A solicitação requer ao Governo do Estado a disponibilização de linhas de crédito, junto a Instituições Bancárias, com subsídio de juros aos empreendedores rurais dos mais diversos segmentos, que com a grave estiagem tiveram prejuízos irreparáveis e precisam ajuda para recomeçar.

Comments are closed.