Hemodiálise sentiu os reflexos da pandemia

Hemodiálise sentiu os reflexos da pandemia

A pandemia mudou a rotina de muitos setores dentro de um Hospital. No Vida & Saúde, um dos setores que sentiu o impacto da COVID-19 foi a Hemodiálise. Referência para 22 municípios, a Hemodiálise já conta com um alto número de pacientes, mas com o agravamento da pandemia – observado no aumento das internações em períodos do ano passado – o setor precisou fazer readequações.

O ano de 2021 foi marcado por mais de 16 mil sessões de hemodiálise. Cerca de 65% dos pacientes atendidos não são de Santa Rosa, pertencendo a municípios da região. Com uma média de 120 pacientes por mês, a Hemodiálise compõe o atendimento com 85% voltado aos pacientes ambulatoriais e 15% aos pacientes internados no Hospital.

“Ao longo de 2021, as UTIs tiveram um aumento bem significativo de pacientes que precisaram realizar hemodiálise. Foi um ano que nos deparamos com o grande desafio da COVID-19, já que a maioria dos pacientes graves por COVID entraram para o tratamento de hemodiálise”, explica o coordenador da Hemodiálise, enfermeiro Rodrigo Zorzan. Para atender a demanda, o Vida & Saúde adquiriu novas máquinas e aumentou o número de técnicos treinados em hemodiálise nas UTIs.

“O ano de 2021 foi de grandes desafios no Hospital como um todo, mas na Hemodiálise houve um aumento de demanda significativo. Diante disso, preparamos ações para mantermos o atendimento baseado na qualidade, segurança e humanização que os pacientes estão habituados”, ressaltou a diretora-geral, Vanderli de Barros.

Comments are closed.