79921874_2503990833195110_9127190427559002112_n

Parceria entre Rotary Cruzeiro e empresa garante energia solar na ABEFRA

Com a instalação do sistema, a instituição que atende crianças de baixa renda, vai ter mais de 7 mil reais de economia na conta de luz.

Depois de ter conhecimento de quanto a ABEFRA – Associação Beneficente São Francisco de Assis – gastava com energia elétrica, os integrantes do Rotary Club de Santa Rosa Cruzeiro conversaram em reunião e decidiram buscar alternativas para reduzir esse gasto de luz da instituição que atende crianças menores de baixa renda.

A alternativa mais viável era a instalação de um sistema de energia solar, o que vai de encontro a uma das bandeiras do Rotary em todo o mundo: desenvolver projetos sustentáveis. A partir daí foram feitos orçamentos para saber quando ia custar o projeto. Se chegou a um valor bem elevado para o Rotary Cruzeiro bancar sozinho

todo o custo, então surgiu a ideia de buscar parceiros.

A primeira parceria veio ao encaminhar o projeto para o Distrito do Rotary. Foi aprovado o repasse de U$$ 700,00 (setecentos dólares) e o Rotary Cruzeiro precisava investir como contrapartida esse mesmo valor. Mesmo assim não chegava nem a metade do custo do projeto. Foi então que durante o evento da Indumóveis, realizado em Santa Rosa, surgiu uma nova parceria. Uma empresa da cidade que instala energia solar estava sorteando entre os visitantes do estande a implantação de um sistema residencial. Os integrantes do Rotary se mobilizaram e várias pessoas preencheram cupom indicando a ABEFRA. Eis que a instituição foi a sorteada.

Como o sorteio era para um sistema residencial, o Rotary teria que pagar o restante do valor até se chegar ao custo total da implantação do sistema. Encontros forma realizados e se chegou ao acordo, o Rotary Cruzeiro usaria parte do lucro do Rota Chopp -baile do chopp que organiza – para ajudar no pagamento.

Mesmo com o valor do Rota Chopp ainda faltavam recursos, mas daí houve uma sensibilização dos donos da empresa QUASAT que resolveram bancar o restante dos custos.

Hoje o sistema já está instalado e a conta de luz da ABEFRA que antes ficava em torno de R$ 800,00 (oitocentos reais) por mês, agora paga somente a taxa de utilização da rede pública, cerca de R$ 80,00 (oitenta reais) mensais.

Com a economia a instituição vai conseguir investir mais no cuidado, na alimentação e também na qualificação das 128 crianças atendidas pela instituição diariamente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *