Como foi o 2019 da sua empresa - Professar - Jornal Plural-1

Como foi o 2019 da sua empresa?

por Tiago Szast

2019 está chegando ao fim e algo comum neste período do ano nas empresas é o fechamento do ano e a avaliação das metas traçadas no início do ano, e nas decisões tomadas com ou sem planejamento prévio… Sua percepção é a de que os acertos superaram os erros?

Só existe uma maneira de identificar com precisão se o saldo de um ano inteiro termina no positivo ou no negativo: analisando os indicadores da gestão financeira. Afinal o bom gestor deve entender que sua empresa é um organismo coletivo, que funciona a partir da disposição e do trabalho de muitas pessoas diferentes.

Indicadores podem ser decisivos na hora de gerenciar um negócio com precisão, é como diz o ditado: “o boi engorda no olho do dono”, ou seja, a gerência deve estar ciente de onde como, quanto e quando cortar gastos e/ou investir.

As metas de um ano inteiro precisam ser claras e bem localizadas nos níveis estratégico, tático e operacional de sua empresa. Sem metas bem definidas, a sua empresa fica a deriva sendo levada pela maré.

Todas as áreas da empresa precisam funcionar bem e em sintonia, de maneira interligada em prol de um objetivo comum. Existem quatro dimensões principais que ajudam a organizar e agrupar as áreas do seu negócio que precisam não só caminhar juntas, mas no mesmo ritmo de compasso: 1 – Financeiro; 2 – Cliente; 3 – Processos internos; 4 – Aprendizado e crescimento.

Sendo assim, o Balanced Scorecard (BSC) é a ferramenta que pode auxiliar os gestores a traçar e visualizar o futuro do negócio com metas sequenciais que levam em consideração a evolução constante de todas as dimensões do negócio.

2020 está aí, e o que sabemos até agora é que o ano novo que está começando é uma página em branco para todos nós e também para sua empresa. A boa notícia é que quem vai preencher esta página será você. Agora, é verdade você não precisa construir seu 2020 sozinho, estamos aqui para te ajudar todos os dias desta nova etapa. Aproveite para conhecer o nosso serviço de Assessoria Organizacional. A Professar Assessoria ajuda a sua empresa a crescer de maneira saudável, traçando metas realistas após o diagnóstico completo. Entre em contato@professar.com.br e vamos juntos encontrar soluções para 2020.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *