FOTO ROLÊ PROD

Sojão é campeão estadual

A caminhada para o topo do basquete estadual iniciou com a disputa em 2015 da Liga Noroeste, quando sagrou-se vice-campeão e na sequência, em 2016, foi campeão da Liga. Em 2017 um sonho da equipe foi realizado ao poder disputar o Campeonato Estadual de Basquete, conquistando um incrível terceiro lugar, mas o sonho era maior e sabiam que podiam muito mais, quando em 2018 chegou as finais. Com jogos conturbados, polêmico em Santa Cruz do Sul, o que deixou aquele gosto injustiça, sendo que a equipe perdeu por decisão da arbitragem nos segundos finais.

Então chegou 2019, aquela injustiça virou motivação, montou-se uma equipe qualificada, diretoria e apoiadores sabiam que podiam ser campeões, os atletas abraçaram à ideia.

A primeira etapa foi impecável e invicto o Sojão trouxe as finais para Santa Rosa, contra a forte equipe de Caxias do Sul. No primeiro jogo na casa do adversário uma derrota no último tempo, mas nada abalou a confiança da equipe, diretoria e torcedores.

No dia 7 de dezembro, no segundo jogo da final o Sojão precisava da vitória para levar ao terceiro jogo, no que foi além e fez uma apresentação brilhante, de encher os olhos da torcida que estava presente no Ginásio Moroni e dos internautas que acompanharam a disputa na transmissão ao vivo do Portal Plural, obtendo um vitória de 90×38.

No domingo de 8 de dezembro então tivemos a grande final! Eram 10h quando o hino nacional tocou no ginásio Moroni, torcida se fazia presente apoiando a equipe desde o primeiro segundo, o nervosismo tomava conta, o Caxias, uma das melhores equipes do estado, estava do outro lado e com o time completo. Fez frente ao Sojão nos primeiros minutos, mas não durou muito tempo para a equipe de Santa Rosa mostra superioridade e novamente fazer uma apresentação invejável, para a alegria dos torcedores.

Os atletas da categoria de base já faziam a festa do lado de fora da quadra juntamente com a torcida que acompanhou os minutos finais de pé na arquibancada do Ginásio Moroni para então finalmente soltar o grito de é campeão.

No apito final a emoção tomou conta, os jovens invadiram a quadra para comemorar com os atletas do time principal e após a premiação a equipe campeã estadual desfilou pelas ruas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros, seguida por uma carreata dos torcedores.

De nome Sojão, em referência ao “Berço Nacional da Soja”, como é conhecida Santa Rosa, a equipe foi prontamente adotada pela comunidade, se transformando no projeto que atualmente envolve mais de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes, atletas, diretoria e pais.

A Associação SOJÃO Basquete Clube foi fundada em agosto de 2014, fruto da união de amantes do basquete na cidade de Santa Rosa.

Alguns veteranos costumavam praticar o esporte na Praça 10 de Agosto, quando perceberam um grande potencial em função das crianças e adolescentes que acompanhavam os mais antigos.

“O Sojão está crescendo e vai crescer muito mais, com o apoio da comunidade, dos patrocinadores e das pessoas que fazem o basquete. Quem ganha é o público, a quantidade de crianças que acompanharam a final é o futuro, o que para nós é muito gratificante fazer parte do projeto e ainda ser campeão. É muito bom, e quero agradecer a todos que apoiaram e acreditaram (…), Santa Rosa é Campeã Gaúcha de Basquete”, disse Eduardo Garcia, técnico do Sojão.

A inclusão social sempre foi o norte do SOJÃO: voltado para as crianças e adolescentes carentes, oriundas das localidades mais humildes da cidade.

O clube não têm qualquer participação pecuniária e todos os jovens das escolas públicas recebem gratuitamente toda a estrutura: educador físico, fisioterapeuta, ginásios, alimentação, deslocamentos, uniformes, etc.

É realizado constantemente um trabalho de divulgação junto aos educadores físicos das escolas da rede pública do município, tanto municipais como estaduais.

O ala do Sojão, da cidade de Santa Cruz do Sul, Audrei Parizoto, disse, “Tenho muito gosto pela cidade, pelas pessoas que administram o Sojão, fazem isso com muito amor ao esporte que eu amo desde criança, é muito bom ver pessoas do bem cuidando desse projeto”.

Em entrevista ao Portal Plural no final da partida, o treinador Eduardo falou sobre a transmissão pela internet e o futuro do Sojão: “Quero dar os parabéns ao Portal Plural pela transmissão. Pessoas de todo estado estavam acompanhando. É muito importante para o Sojão. Com certeza esse título vai abrir ainda mais nosso leque de possibilidades. O sojão é um trabalho de formiguinhas e as pessoas que estão aqui fazem tudo pelo basquete. Essas crianças na quadra tirando fotos pedindo autografo é o futuro do basquete. O título é nosso estamos marcados na história do basquete e do Rio Grande do Sul”.

HOMENAGEM

FOTO ROLÊ PROD

O santa-rosense Rodrigo Luiz Chitolina, pivô do Sojão foi homenageado ao final da competição por estar encerrando sua carreira como atleta, “Não havia maneira melhor de encerrar minha carreira, ganhar o campeonato em casa, com nossa torcida, nossos familiares é sensacional só tenho a agradecer todos que vieram à equipe do Sojão que fez tudo acontecer dentro e fora de quadra, os patrocinadores, comunidade as crianças, não tenho palavras para me expressar”, finalizou emocionado Chitolina que teve passagens pelas equipes do Corinthians de Santa Cruz do Sul, Grêmio Náutico União de Porto Alegre e Esporte Clube Ulbra de Canoas.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *