WhatsApp Image 2020-05-04 at 08.09.18

Município está enfrentando surto epidêmico Dengue

Vivemos entre a cruz e a espada! De um lado temos o Coronavirus (Covid-19) transmitido por um vírus avassalador, de outro a Dengue, transmitida por um mosquito inquieto e que adora água parada para se reproduzir. No meio de ambos estão as pessoas que precisam tomar as devidas precauções para não serem contaminadas ou infectadas.

Nessa guerra, buscando garantir a saúde da população, está a Fundação Municipal de Saúde e seus agentes da vigilância epidemiológica e de endemias.

Por enquanto, pior que o coronavirus é o Aedes aegypti vector de doenças graves, como dengue, febre amarela, zicavirus e febre chikungunya, sendo que o controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública premente. As larvas do mosquito são sensíveis à luz, o que faz com que se desenvolvam bem em águas turvas ou cobertas.

De acordo com a Diretora de Atenção Primária, da Fundação Municipal da Saúde, Alice Klein Hofferber: “uma das áreas que mais concentra focos da dengue é a Vila Auxiliadora”, desta forma, foram desenvolvidas todas as ações de contenção do surto de forma imediata com uso de inseticidas, vistorias e mutirões. Ainda segundo Alice: “A preocupação agora está concentrada nos casos suspeitos em outras regiões da cidade de Santa Rosa, estamos realizando o monitoramento dos casos suspeitos, buscando conter o avanço e evitando novos surtos em outros locais.”

“A partir da segunda quinzena de abril ocorreu uma redução significativa de casos suspeitos, com todos sendo monitorados”, relata Alice.

A diretoa alerta que a Dengue é perigosa e mata, todos necessitam ter a responsabilidade de higienizar os pátios das residências evitando criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Nos criadouros são encontrados os ovos, que até quarenta e oito horas após a postura, o embrião já está formado e pronto para eclodir, mas isto só ocorre em boas condições de água parada. Uma vez eclodido, o ovo libera a larva que possui 4 estágios, em condições propícias isto ocorre em 5 dias. Já no frio, com falta de alimento ou condições desfavoráveis, pode levar semanas, no que resiste até receber água. Eclodido a larva vira pupa, um estágio que dura de 2 a 3 dias, e de pupa vira mosquito adulto.

Cada cidadão precisa ter a responsabilidade e fazer sua parte de manter o pátio limpo, sem água parada.

Até o momento a cidade de Santa Rosa já registra 238 notificações, 45 casos descartados, 64 casos suspeitos e 129 casos confirmados.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *