Layout-Corpo-de-matéria-ANAJUSTRA(2)

EDUCAÇÃO MUSICAL: Ferramenta que ilumina

Malu Raqueli Paveglio | Pedagoga e Especialista em Educação Superior em formação

Nycoli Klein | Graduanda em Pedagogia

Você já parou para pensar se conseguiria passar um dia sem escutar música? Ou então se há alguém que não goste de música?

A música está presente em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos, é na propaganda da TV, é no som da campainha ou até mesmo no toque do seu celular. São ritmos diferentes, mas que constituem a música por si só.

A música está presente no decorrer de nossas vidas e também no contato em âmbitos escolares, aí você para pra pensar, eu tive a disciplina de música? Esta está inserida de forma interdisciplinar agregando o conhecimento em diversas áreas do ensino, seja em matemática em uma música criada pela professora sobre a tabuada ou até mesmo na escrita da música sendo trabalhada pela professora de língua portuguesa.

Estimular a educação musical na escola é de fato, muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social, intelectual e motor.

Todas essas áreas do conhecimento constituem o cidadão e estão presentes em seu cotidiano significativamente.

Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

A música é uma das modalidades que desenvolve a mente humana promovendo o equilíbrio. Também proporciona o bem-estar ajudando na concentração e no desenvolvimento de seu raciocínio lógico.

Mesmo reconhecendo a importância da música no desenvolvimento do educando, ainda percebemos a carência desse recurso nas escolas, sendo que a mesma é considerada obrigatória desde o ano de 2008, segundo a Lei Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008 “altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica”.

A partir da prática musical ambos os lados do cérebro são ativados, onde ocorre a estimulação da criatividade, linguagem, lógica e apreciação musical.

A educação musical está presente desde os primeiros dias de vida. Segundo a pediatra Ana Maria Costa da Silva Lopes “a música é um aliado do processo cognitivo como um todo, um meio de comunicação entre o bebê e a mãe e um facilitador da entrada do bebê no campo da linguagem”.

Sem demora, conclui-se que o processo de musicalização é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do ser, onde simultaneamente com os ensinamentos habituais escolares integram a capacidade de aprender de forma lúdica.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *