302223-quer-mudar-habitos-de-vida-ruins-veja-como-comecar-hoje-mesmo-1170x568

Mudança de Hábitos, por onde começar?

Quantas vezes, você já falou ou ouviu alguém falar essas afirmações? “ – Que correria e nem deu tempo de almoçar…”; “- Ah, me esqueci de tomar água…”; – “Estou cansada, estressada…”; “- Ela só reclama.”; “Não fiz meus exercícios”. “Mais uma vez entreguei as tarefas em atraso”. etc.

A mudança de hábitos geralmente acontece quando chega a um ponto extremo e quando bate um sinal de alerta interno. Mas, por que é tão difícil mudar os hábitos e por onde começar?

Se você parar para observar, tudo em nossa volta e inclusive as pessoas, sempre estamos em constante mudança. Algumas mudanças não esperamos, mas a exigência ou necessidade nos obriga a mudar. E falando em mudança de hábitos, já percebeu a deixa da correria do dia-a-dia nos faz esquecer de manter os bons hábitos e esse pequeno e valioso detalhe gera um impacto em nossa vida. Reconhecer os hábitos que nos fazem mal é o primeiro passo para nos desvincularmos das atitudes que não colaboram para gerar bem-estar, felicidade, saúde e resultados satisfatórios.

Bom, o hábito nada mais é do que tudo aquilo que você faz por repetição, dentro de uma sequência ou uma rotina. Quando você faz isso, o seu cérebro fica acostumado e condicionado a seguir este padrão de atividade sem muito esforço mental.

Se você está acostumado a acordar tarde e ainda e ficar 15 minutos deitado na cama sem se levantar, sua mente está habituada a este ritmo de estado. Mas, de repente, você se sente motivado a mudar o seu estilo de vida e acordar mais cedo e ir praticar outra ação ou fazer uma atividade física, vai gerar desconforto e alguns casos, passa a ser um martírio. Cada ser humano, reage de uma forma. Seu cérebro precisa primeiro entender o porquê praticar esta nova ação e qual é o seu propósito para começar a ir se habituando a uma nova atividade. As mudanças de hábito positivos tendem tomar como ponto de partida uma melhora em vários pilares da vida sistêmica. O tempo para essa mudança varia, pois os indivíduos e hábitos são todos diferentes e as maneiras específicas de diagnosticar e mudar os padrões na vida, diferem de uma pessoa para outra.

Toda e qualquer mudança nos faz sair da rotina e da zona de conforto. Ok, mas nem toda mudança significa ter novos hábitos saudáveis. Esta é uma escolha e decisão de cada um. É mais fácil repetir maus hábitos ao invés de criar bons hábitos. Os bons hábitos exige ação, disciplina e constância. As pessoas mesmo com uma explosão de motivação ou com um intenso esforço sincero acabam praticando por um, dois dias ou uma semana os hábitos, como exercícios físicos, meditação, alimentação saudável, param de reclamar e logo vem as desculpas, o aborrecimento.

>>> reportagem continua após versão do jornal no digital <<<

JORNAL IMPRESSO NA VERSÃO DIGITAL >>>

Apesar das nossas melhores intenções, hábitos nocivos como má alimentação, assistir à televisão demais, procrastinar, fumar podem parecer impossíveis de abandonar. Mudar de hábitos parece fácil, mas requer tomada de consciência, decisão e ação!.

Por que as pessoas dão desculpas, se aborrecem e não mudam seus hábitos? Algumas pessoas não conseguem identificar realmente o que precisa ser mudado. Todas querem uma grande mudança de hábitos e querem que suas vidas deem uma guinada e de forma imediatista, mas o que é preciso é olhar para dentro e ter paciência.

Dedicar um tempo para buscar o autoconhecimento é um dos melhores investimentos do ser humano pois, seus resultados, vem da sua comunicação, pensamento e sentimento que faz você agir ou não em busca dos seus objetivos. Entender suas crenças é um processo importante na jornada.

Tente identificar o que você precisa mudar, mesmo que seja ir dormir ou acordar cedo, dançar, uma diminuição no consumo de açúcar, fazer exercícios, pilates, planejar e economizar dinheiro para conquistar algo, mudar a forma com que você trata as pessoas, enfim, o que não falta são motivos e indagações interiores para mudar dentro de si.

Percebo que a maioria das pessoas colocam suas motivações para uma mudança de hábitos em alguma coisa ou por alguém e não por si mesmas.

Segundo estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, nosso corpo e mente demora 66 dias em média para se habituar a uma mudança de hábitos.

Mudar os hábitos é um desafio por duas razões: tentamos mudar a situação errada e tentamos mudar nossos hábitos de maneira errada, pois não se tem clareza do que mudar e como mudar.

Algumas reflexões.

  • Agora vou pedir para você pegar caneta e papel na mão e liste os bons hábitos que você pratica e liste os seus hábitos ruins.
  • Tenha clareza quais são os hábitos ruins que deseja mudar.
  • Crie o seu planejamento diário ou semanal de ações e aja
  • Tenha força de vontade para mudar os seus hábitos, mas tenha também compromisso, disciplina com o que pretende mudar em sua vida.
  • Uma maneira mais eficaz de mudar seus hábitos é se concentrar não no que você quer alcançar, mas em quem você quer se tornar.
  • Sua identidade imerge de seus hábitos. Cada ação é o resultado do tipo de pessoa que deseja se tornar.
  • Comece aos poucos, mas comece. Você aprende gradativamente. A mudança de hábito com velocidade moderada tende a ter mais chances de sucesso.
  • Tornar-se a melhor versão de si mesmo exige que reveja continuamente suas crenças.
  • Recompense-se por cada conquista.
  • Na minha opinião existem três tipos de inimigos da mudança de hábito: o primeiro é não se permitir ao autoconhecimento, o segundo é perfeccionismo. O terceiro é o não agir.
  • Aristóteles disse uma vez: Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.
  • Espero que coloque ações em prática para mudar a sua realidade.
  • Mude seus resultados através de novos hábitos!

Aproveitando o momento, quero convidar você para participar do próximo Programa de Desenvolvimento Pessoal – Sementes do Florescer que iniciará em Dezembro/2020 com um investimento super acessível de R$ 40,00 para você fazer uma reflexão e gerar mudanças na sua vida, suas crenças e hábitos.

Convido a participar como Membro do Clube de Negócios Brasil, pois o Nosso Negócio é fechar negócios. A Mais Completa Plataforma de Negócios do País. É o Portfólio mais Completo para Empresários, Empreendedores, Autônomos fecharem mais negócios

Interessados se inscreva gratuitamente no link abaixo e ganhe o convite para participar do Clube. Somente 100 vagas. https://clubedenegociosbrasil.com.br/formularioclube

Maiores informações, sobre o programa e ser membro do clube, contatar (55) 99936 7701 ou por e-mail: contato@nerianeconceicao.com.br

Neriane Conceição
Especialista em Performance Humana e Inteligência Emocional, Palestrante, Coach, Treinadora e Analista Comportamental e Mentora no Clube de Negócios Brasil.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *