“No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33.
Começo com um versículo bíblico para falar que não nos foi prometido um mundo sem desafios. Deus deixou claro que “teríamos tribulações” e passar por elas seria inevitável.
Decidi falar sobre desafios, pois passamos por muitos. Sejam internos que tem relação com nossas emoções e sentimentos ou externos, quando envolvem pessoas/situações que estão fora do nosso controle. Os motivos são diversos, mas o que muda o resultado é a maneira que lidamos com os “desvios de rota.”
Sem “positivismo barato”, não estou aqui para lhe dizer que é fácil, falar para pensar positivo que irá passar ou qualquer outra coisa do tipo. Eu sei que não é fácil, também sei que muitas vezes antes de procurar por uma solução, é preciso se permitir sentir tudo que esse “temporal” está causando. Mas após, sentir, é preciso buscar entender.
Durante o caos tire um momento para refletir:
“O que esta questão quer me ensinar?” – Talvez você precise mudar um comportamento, afastar algumas pessoas, traçar uma nova rota ou até “abrir os olhos” para oportunidades que a vida linear não estava te permitindo visualizar.
E além disse se pergunte: “Como pode melhorar”? Essa pergunta volta a situação para o seu controle. O que VOCÊ pode fazer para que se resolva ou fique mais fácil de lidar? É a autorresponsabilidade, você deixa de apenas reagir ao que está acontecendo e passa a ter consciência, entregando uma solução.
Não existe uma fórmula mágica, viver não vem com manual de instruções. Mas, podemos trazer ferramentas que nos ajudem nesse processo. E já que comecei com um versículo bíblico, encerro com uma outra frase:
“ Deus não joga dados” . O que isso quer dizer? Que se algo está acontecendo na sua vida, tem um porquê. Não é um mero acaso, tudo faz parte do processo, decida como vai passar por cada situação apresentada.