Capa 3ª Edição

Entre o AMOR E ÓDIO

Uma das filhas mais ilustres de Santa Rosa, Maria da Graça Meneguel, Xuxa, é motivo de muita polêmica por parte de seus conterrâneos. A cada notícia relacionando seu nome com sua cidade natal, são dezenas de comentários nas redes sociais; em sua maioria de xingamentos entre alguns elogios.

Recentemente Xuxa postou um vídeo em suas redes sociais convidando o público para comparecer em seu show, o XUXA-XOU, no Gigantinho em Porto Alegre: “Estou muito feliz em poder voltar para o Sul, poder rever meu povo, poder curtir de novo todos vocês, estou muito feliz”. No vídeo ela aproveitou para falar de seu orgulho de ser gaúcha e de Santa Rosa: “Eu tenho muito orgulho de ser gaúcha, mas muito orgulho. Uma das coisas que tenho muita saudade é do cheiro de Santa Rosa, do gosto do butiá, do jeito que as pessoas falam comigo. É tão bom e tão gostoso poder rever a minha galera, o meu povo”.

O vídeo foi compartilhado no Facebook do Portal Plural e a publicação obteve mais de 2,4 mil curtidas, 580 comentários, 177 compartilhamentos, 200 mil visualizações. Foi o que bastou para dezenas de comentários serem disparados entre elogios e muitos xingamentos. Então surgiu a dúvida do Portal Plural: por que esse amor e ódio de seus conterrâneos? O que Xuxa fez pela cidade? O que as pessoas esperam dela?

Xuxa em Santa Rosa

CARREIRA

Maria da Graça Meneghel nasceu em 27 de março de 1963 na cidade de Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul. O apelido de Xuxa – que, em 1988, seria oficialmente incorporado ao seu nome – foi dado pelo irmão assim que ele a conheceu. Aos 7 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, por conta da profissão do pai, militar. Morou em Santa Cruz e, depois, em Bento Ribeiro.

Aos 15 anos, Xuxa foi descoberta por um funcionário da Bloch Editores durante uma viagem de trem.Chegou em 1986 na TV Globo, para estrelar o “Xou da Xuxa”, tornou-se rapidamente um campeão de audiência e Xuxa passou a ser chamada de “Rainha dos Baixinhos”, em referência à maneira como a apresentadora se referia às crianças.

Em 28 de julho de 1998 nasce Sasha Meneghel Szafir no Rio de Janeiro, filha da Xuxa e do ator Luciano Szafir. Seu nascimento foi transmitido ao vivo pelo Jornal Nacional.

Desde então, Xuxa passou a investir em trabalhos de caráter mais educativo. Inclusive, voltados para crianças menores. Nessa linha, lançou em 2000 um kit de CD e vídeo chamado Xuxa Só para Baixinhos, que conquistou o Grammy Latino de 2002 na categoria Melhor Álbum Infantil. O projeto fez tanto sucesso que deu origem a diversas continuações: até 2008, foram lançadas sete sequências de Xuxa Só para Baixinhos.

A partir de maio de 2008, o TV Xuxa voltou à grade de programação da emissora, totalmente remodelado: adquiriu um formato de programa de auditório e passou a ser semanal, indo ao ar aos sábados. Deixou-se de exibir desenhos animados e o foco passou a ser os quadros e brincadeiras. Paralelamente, entre 2007 e 2008, Xuxa comandou outro programa, o Conexão Xuxa, que mostrava vários artistas disputando provas em várias cidades do Brasil.

Após 32 anos de carreira na Rede Globo, Xuxa foi para Record onde realizou alguns trabalhos para público adulto e agora faz turnê com o Xou da Xuxa em diversas cidades do país.

FILME E POLÊMICA

No grande encontro de Xuxa Meneghel e Eliana, exibido no SBT, a apresentadora fez uma revelação sobre sua carreira. Segundo ela, só aceitou fazer o polêmico filme “Amor, Estranho Amor”, no qual tem relações sexuais com um menino de 12 anos, para agradar seu namorado na época, Pelé.

“Odiei fazer Amor, Estranho Amor. Me enganaram, falaram um monte de coisa, que era para ser feito assim, assado. Foi o único trabalho que Pelé me fez fazer, porque ele falou: ‘Faz por causa do meu amigo’. Fiz e me estrepei”, contou Xuxa à Eliana.

ABUSO NA INFÂNCIA

Um drama que Xuxa guardou durante anos foi revelado no Fantástico na TV Globo em 2012: ela sofreu abuso sexual na infância. “Nunca falei nada para ninguém porque tinha vergonha, não sabia o que fazer. Se falasse para o meu pai, ele acharia que a culpa era minha, que eu provocava. Deviam ter notado que havia algo de errado; que eu, sempre muito falante, tinha virado uma pessoa calada”.

Segundo Xuxa, o pai dela, Luís Floriano Meneghel, era militar e sempre foi muito ausente e distante. A mãe, Alda Meneghel era muito amorosa e presente, mas inocente. Tinha que cuidar de cinco filhos e não reparou. “Eu não tinha experiência, não sabia o que fazer. Me calava porque me sentia suja, errada, achava mesmo que a culpa era minha, das minhas roupas, do meu jeito. Até hoje me sinto culpada. Mas a gente não pode pensar assim. Porque uma criança não sabe o que fazer em uma situação dessas”.

PÓRTICO DA XUXA

O Pórtico da Xuxa foi inaugurado em 8 de abril de 2002, está no caminho para a antiga residência de Xuxa (hoje memorial). O monumento tem 30 metros de comprimento e 15 de altura, em formato de castelo com a letra X no alto das torres onde uma placa anuncia “Santa Rosa, Terra da Xuxa”. Atualmente o Pórtico segue sendo mantido com limpeza e pintura, diversos visitantes que vem a Santa Rosa passam e fazem registro no local.

UM LUGAR DE SAUDADE

Foi assim, com esses versinhos acima, que Xuxa descreveu sua terra natal em uma canção gravada em 1995, no disco Luz no Meu Caminho. Santa Rosa, uma das faixas do 11º álbum da apresentadora, descreve uma cidade idílica, onde todos têm esperança e carinho, um lugar tornado saudade nos sentimentos da cantora.

MEMORIAL DA XUXA FECHADO

O Pórtico leva o visitante em direção ao Memorial da Xuxa a casa onde Xuxa morou na infância, que foi Inaugurado com a presença da estrela e de sua filha, Sasha, o memorial era administrado pela prefeitura de Santa Rosa e recebia apoio da Xuxa Produções. A casa guarda fotos, objetos (um bercinho e uma classe escolar são algumas das relíquias) e lembranças dos tempos em que Xuxa brincava pela Avenida Rio Grande do Sul com os irmãos e viajava com a família para os veraneios nas margens do rio Uruguai. Nas salas e nos quartos da casa construída nos anos 1950 há ainda painéis e figurinos cedidos pela Xuxa Produções.

O local quando aberto recebia uma média de 40 visitantes por dia e era um dos principais ponto turístico da cidade. O ambiente de resgate da história da apresentadora criado na casa em que ela viveu até os sete anos de idade, e atualmente encontra-se fechado.

FALTOU PROJETOS

Conversando com pessoas que vivenciariam a relação de Xuxa em Santa Rosa, pode-se notar que faltaram projetos ambiciosos visando a marca Xuxa, os poucos projetos levados a equipe da apresentadora foram aceitos e realizados, como por exemplo: a ‘Raspadinha’ que ajudou o Hospital. Xuxa também intermediou a vinda de uma Kombi para a APAE, o estúdio da RBS Santa Rosa e a ala pediátrica do Hospital Vida & Saúde foram batizados com seu nome.

Xuxa em Santa Rosa

REDES SOCIAIS

A cada postagem relacionando o nome Xuxa e Santa Rosa são diversos os comentários, principalmente os negativos e acusações à apresentadora, como por exemplo:
– “Mentira! Nunca vi ela falar do Rio Grande do Sul. Nunca gostei dela.
– “Me engana que eu gosto, querida”
– “Ali Porto Alegre! Kkk achei q vinha pra cá!”
– “Eu não perco meu tempo. Ela virá a Santa Rosa limpar a casa dela e mostrar pra filha onde morou e dar uma pintada na casa heee / Xuxa, vc podia doar sua casa pra mim morar, estou precisando…..Mas é uma cara de lata mesmo! Ta se convidando pra ganhar uns trocos na Fenasoja ano que vem!”
– “Deixou a avó no Asilo dos Velhos por anos… sai pra lá, cheiro de Santa Rosa… o que vem a cabeça é cheiro de monóxido de carbono e pesticidas hahaha”

CPF E CNPJ

Por Lucian Zorzan Andreola, diretor de Branding e co- fundador do Portal Plural.

Se ela tem erros de CPF, coisas pessoais e particulares, é de total responsabilidade dela, se namorou com Pelé, Senna, ela tem livre arbítrio, como você também tem no que faz, ela é mortal igual a todos.

CNPJ é referente à sua imagem, Santa Rosa perdeu a chance de ganhar muito dinheiro e notoriedade com a XUXA, pois quando estava em seu maior auge nos anos 90, não soubemos aproveitar isso e faltaram apoiadores e visionários.

O nome XUXA é grandioso, ela fez o que poucos fizeram e reinou mais de 20 anos no topo como Global, ninguém aqui conseguiu isso e já de passaram muitos anos. O PÓRTICO E A CASA, ainda hoje abandonados, são os mais visitados da cidade, por turistas de todo o país e até da Argentina.

Ela saiu de Santa Rosa com 7 anos, fez sua vida longe daqui, que obrigação tem ajudar a sua Terra Natal?

Tem pessoas que vivem a vida inteira aqui e fazem “zero” pela cidade, ceder por completo a marca XUXA, sem cobrar royalties, já é algo louvável na visão de marketing, pega um cara que sabe articular politicamente e empresarialmente para explorar isso, o que acontece?

Muitas cidades de famosos ganham grana, explorando a imagem de seus “famosos”, recentemente o cantor da caneta azul, explodiu e gerou renda para: barres, vendedores de camisas, canetas azuis, etc. Agora imagina a oportunidade, com um nome conhecido mundialmente, como o da Xuxa?

Na visão de negócio e gestão de aproveitamento de marca, nós fracassamos com ela e não ela conosco.

Santa rosa não fez nada exorbitante por ela, é popstar e isso não se discute, venceu na vida, e sendo assim ela apenas retribuiu na mesma moeda: o esquecimento. Acredito que se visionários surgirem, a história pode ter um final diferente.

Posso não ser totalmente fã do CPF dela, mas do CNPJ eu tiro meu chapéu.

Por que sentimos aversão a algumas pessoas, sejam elas desconhecidas ou famosas?

Segundo a psicóloga Iasmine da Luz a chama popular “implicância” por vezes está relacionada com a falta de autoconhecimento e também dificuldade em entender as suas próprias emoções.

Sentir antipatia por alguém de imediato é um sentimento muitas vezes associado a um mecanismo de defesa.

É provável que a pessoa em questão desperte uma lembrança desconfortável.

Estas questões internas não bem resolvidas refletem na relação com o outro. E para entendermos melhor devemos refletir sobre motivos que fazem você ter sensações desconfortáveis, e quais questões precisam ser trabalhadas (de preferência durante a psicoterapia com um profissional Psicólogo).

É importante que você compreenda os motivos que levam você a se afetar tanto com isso ou com alguém.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *