_DSC0582

Segurança em nível Europeu

Nos últimos tempos, diversas são as ocorrências noticiadas pelo Portal Plural. Em todos os casos surgem comentários ‘Como Santa Rosa está perigosa’ ou ‘Antigamente não era assim’. Mas já paramos para pensa:, antigamente não existia o Portal Plural para noticiar os fatos diários, principalmente na segurança pública.

Os tempos mudaram. Com a tecnologia e agilidade na informação, hoje todos ficam sabendo muito rápido dos acontecimentos, com fotos, vídeo e áudios, não precisa mais esperar horas para escutar no rádio ou dias para ver no jornal impresso. Em segundos já está na internet, em grupos de WhatsApp. O Portal Plural surgiu para rapidamente noticiar o fato com informações oficiais para evitar as fake News. Com as notícias sendo postadas rapidamente, se tem a impressão que os casos aumentaram em nossa cidade e região, mas não é bem assim. Por isso conversamos com o Capitão Machado da Brigada Militar de Santa Rosa sobre segurança pública, efetivo, números de ocorrências, facções e outros assuntos.

EFETIVO

“Não é ideal nosso efetivo. Recentemente tivemos um reforço no contingente. Dos 88 alunos que formamos aqui, nenhum ficou em nenhuma cidade que abrange o 4ºBPAF, foram para região metropolitana, se espalharam pelo Estado, pois existe uma lógica por parte do comando estadual da BM; em contrapartida recebemos soldados mais antigos: Santa Rosa com 12 novos policiais e mais alguns para região do batalhão que abrange vinte municípios. Com a vinda dos novos policiais deu uma melhorada na segurança da região, principalmente em Santa Rosa, por ser a maior cidade com maior índice de ocorrências”.

TRÁFICO DE DROGAS

“Temos um trabalho silencioso e bem específico que envolve nosso setor de inteligência e força tática, focado em ocorrências de tráfico de drogas, muito patrulhamento em área de fronteira vigiando o contrabando e desencaminho. É um trabalho silencioso, mas que vem dando resultado que também envolve as facções criminosas”.

OCORRÊNCIAS

  • : Acidentes de trânsito
  • : Maria da Penha
  • : Furto, arrombamentos

Um número alarmante de ocorrências de Maria da Penha: são maiores que tráfico de drogas e furtos. Sobre isso capitão Machado ressaltou: “O números crescem muito na sexta-feira de noite e no domingo. Em nossa região não muda muitos esses números. Perturbação do sossego nos final de semana também cresceu muito, onde são realizados Termos Circunstanciados ”.

Termo Circunstanciado de Ocorrência
Termo Circunstanciado de Ocorrência é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até 02 anos de cerceamento de liberdade ou multa.

GRUPOS DE WHATS

“É sim realizado um levantamento. Fizemos um monitoramento para ver até onde aquilo vai nos prejudicar, pois com certeza temos agentes infiltrados, pessoas que estão nesses grupos e muitas vezes nos passam algumas informações”.

WHATSAPP 190

A Brigada Militar possui WhatsApp (55 99950-0190) onde recebe diversas ocorrências e denúncias. “Realizamos muitas apreensões com o apoio da comunidade repassando informações através do WhatsApp. Já foram realizadas várias prisões por tráfico, foragidos. A comunidade encaminha fotos e vídeos onde denunciam movimentação de pessoas estranhas, em muitos casos entregando papelote e pegando dinheiro; se tem um carro estranho, tiram foto e mandam a placa. Quem fizer a denúncia fica em sigilo, não é divulgado nome nem número. Faz quase quatros anos que foi lançado e funciona com a ajuda da comunidade que trabalha junto com a Brigada Militar”.

PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO

“Às vezes a pessoa denuncia, mas não adianta a guarnição ir ao local e não ter alguém para fazer o registro. É perda de tempo da guarnição, precisa alguém fazer o registro”.

POLICIAMENTO A PÉ

“Hoje temos o policiamento a pé. São dois policiais militares que ficam na região central de Santa Rosa, área de comércio e bancária. São deslocados em horários diferenciados dos outros policiais, pois o foco deles é a área central de segunda a sexta-feira. Às vezes também o patrulhamento é realizado aos sábados e no Bairro Cruzeiro também existe o policiamento a pé”.

TRÂNSITO

  • 2014: 1141 acidentes
  • 2018: 526 acidentes

Durante a entrevista foi debatido sobre o trânsito na área central, principalmente sobre estacionamentos irregulares e multas, sobre a possibilidade de uma guarda municipal. Capitão Machado disse: “Uma guarda municipal entraria mais em um viés político, pois envolve concurso, treinamento, previdência. Para nós facilitaria muito porque o que mais atendemos é ocorrência de trânsito e uma guarda municipal nos tiraria essa função. Acho muito difícil acontecer, vendo financeiramente, e hoje não vejo necessidade da guarda municipal”.

“Reclamam muito do trânsito de Santa Rosa, mas será realmente que é o trânsito que está ruim? Nos últimos cinco anos caiu pela metade os acidentes de trânsito. Somente nos primeiros sete meses de 2019 foram autuadas 188 pessoas dirigindo sem CNH e mais de 100 com direito de dirigir suspenso, 100 efetuando manobras perigosas, em conversões proibidas foram mais de 300, em estacionamento irregular quase 300 autuações. Então será que o trânsito é ruim ou é a consciência do motorista? Não existe meta de autuações; não ficam comissões de multa para a BM. Os números mostram que estamos no caminho certo, está diminuindo”.

NÚMEROS

  • Comparação 2018 para 2019 em Santa Rosa nos primeiros sete meses
  • Redução de 50% em assaltos a estabelecimentos comerciais financeiros
  • Redução de 200% em roubos a pedestres (33 / 11)
  • Redução 40% roubos a residências
  • Redução 50% Furtos e arrombamentos de casas
  • Redução 60% Furtos em veículos

“Falamos muito em acidentes de trânsito, mas esses números que mostram a redução de crimes violentos demonstram a qualidade de vida. Quando um empresário for investir em Santa Rosa um dos primeiros pilares que ele olha é segurança pública”.

NÚMEROS A NÍVEL ESTADUAL / 2019

  • 1100: conflitos armados / troca de tiros
  • 4: policiais mortos
  • 14: policiais feridos
  • 113: viaturas alvejadas
  • 68: criminosos mortos
  • 304: criminosos feridos

POLICIAMENTO DE MOTO

“A motocicleta é uma excelente forma de policiamento, mas ficamos um tempo sem efetivo para essa função. Agora aos poucos está voltando esse policiamento com motos e é a nossa prioridade, não apenas do nosso comando de Santa Rosa, mas do comando da Brigada Militar reforçar cada vez mais essa parte, que necessita de um curso específico”.

FACÇÕES

“Quando falamos em facções não podemos citar nomes, entra no trabalho silencioso que dá resultado. Diversas prisões acontecem diariamente por parte do efetivo, do setor de inteligência juntamente com a Polícia Civil. É um trabalho silencioso e que influencia muito nos números que foram apresentados”.

BASE MÓVEL

“Nós temos o projeto para uma base móvel comunitária, quem sabe para o começo do ano de 2020 já ser instalado o micro ônibus da BM, tanto na área central para registro de ocorrência e nos bairros da cidade, conforme for à necessidade. É um projeto que necessitamos a autorização do escalão superior, da base móvel comunitária e um efetivo especializado”.

NÍVEL EUROPEU

“Falarmos de segurança pública de Santa Rosa para nós é um orgulho, pois somos uma (se não a mais) segura região do estado. Todas as segundas são realizadas reuniões para análise dos crimes dos sete dias anteriores. Avaliamos o crime e a causa. Em uma das reuniões dos 20 municípios, totalizando mais de 220 mil habitantes, tinha 1 furto com arrombamento em uma semana; alguns dias após não havia nenhum registro dentro dos 5 crimes violentos letais, furto com arrombamento, veículo. Se trabalhamos em cima dos índices da ONU para 100 mil habitantes, estamos no nível Europeu”.

“Trabalhamos números com estatísticas. Quero deixar meu agradecimento para o efetivo da BM: àquele policial que trabalha na ponta da linha. Ele que faz a diferença toda em nosso serviço, ele também é morador de Santa Rosa, tem o filho dele nas nossas escolas, vai se aposentar aqui, ele também trabalha pela qualidade de vida de toda sua família e comunidade. Esse é um diferencial nosso: em outros locais não existe esse vínculo. Aqui temos esse vínculo, esse sentimento junto com a comunidade”.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *