5f42e568150740.83957703

Durante Pandemia do Coronavirus atendimentos estão na média

Com dez leitos, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto do Hospital Vida & Saúde manteve sua média de ocupação ao longo do primeiro semestre deste ano. Com o advento da pandemia, um novo cenário alterou a rotina do setor, encaminhando pacientes com casos respiratórios diretamente para a Unidade Especializada em Problemas Respiratórios e COVID-19, instalada no Hospital Dom Bosco, gerenciada e mantida pelos profissionais do HVS.

Nos seis primeiros meses do ano, o Hospital contou com 309 internações, sendo que 46% dos atendimentos foram de pacientes de Santa Rosa, enquanto os outros 54% foram oriundos de cidades da região.

Comparados ao mesmo período do ano anterior, os números pouco se alteram, com a diminuição de 2 internações em relação a 2019, que registrou 311 internações. De acordo com a coordenadora da UTI Adulto, enfermeira Thanyze Kretschmer, o número de internações reduziu no mês de março, quando teve início a pandemia de coronavírus e a Unidade Dom Bosco foi instalada. Contudo, a ocupação voltou a ser retomada rapidamente. “Mesmo tendo uma UTI voltada apenas para problemas respiratórios, notamos que, em geral, o número de internações não caiu”, relata a Enfermeira.

Mais do que alterar a rotina de atendimentos de pacientes, a pandemia também teve reflexos no treinamento dos profissionais. De acordo com Thanyze, foi preciso repensar as formas de capacitação, já que as aglomerações ficaram restritas. “Mantivemos os treinamentos e as capacitações. Hoje fizemos por vídeo ou em pequenas equipes”, relata a Enfermeira, que informou que as capacitações estão sendo feitas de forma online.

Além das capacitações constantes, outro foco dos profissionais é a modernização. Novas práticas e procedimentos buscam o aperfeiçoamento no atendimento, aliado a novos equipamentos e possibilidades. “Hoje a UTI é o foco no mundo todo, e estão surgindo boas oportunidades de melhorias para o setor neste período tão crítico”, comemora Thanyze.

3.900 cirurgias

Os primeiros seis meses de 2020 apresentaram um significativo número de atendimentos no Centro Cirúrgico do Hospital Vida & Saúde. Mesmo com os desdobramentos da pandemia do coronavírus, o primeiro semestre do Centro realizou 3.912 cirurgias, o que representa uma redução de 280 procedimentos em relação ao mesmo período do ano passado.

“Tivemos um início de ano muito produtivo, com aumento do número e da complexidade das cirurgias. Porém, com a pandemia tivemos que mudar a estratégia da qualificação e os treinamentos”, destacou o coordenador da área cirúrgica, enfermeiro Paulo Matte, que ainda ressaltou o período de cancelamento de algumas cirurgias eletivas, ocasionado pela dificuldade de aquisição de alguns anestésicos durante a pandemia.

Com as alterações provocadas pelo coronavírus, a maior parte dos procedimentos foi realizada em pacientes de Santa Rosa, totalizando 61,07% das cirurgias, enquanto 38,93% dos procedimentos foram realizados em pacientes da região. Levando em conta o sexo dos pacientes 64,85% dos procedimentos foram realizados em mulheres e os demais 35,15% em homens.

Cumprindo uma série de cuidados, o Bloco Cirúrgico do Vida & Saúde utiliza desde 2016, o Protocolo de Cirurgia Segura, que propõe a verificação de dados do paciente antes e durante o procedimento cirúrgico e de todos os equipamentos e insumos utilizados, antes e depois do término do procedimento. Nos meses de 2020, o Centro Cirúrgico contou com uma média de 96% a 97% de adesão ao Protocolo.Com a padronização, a Instituição busca a redução de incidentes e eventos adversos durante os procedimentos, o que proporciona segurança aos pacientes. Desde 2018, os índices de adesão estão crescendo no Vida & Saúde, e as equipes trabalham para atingir a meta de 100% neste ano.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *