sa545s4a5s

Bairro Planalto conta com Residencial Terapêutico

No dia 10 de março de 2020, o Bairro Planalto, em Santa Rosa, recebeu o Residencial Terapêutico.

Uma ação criada graças ao MPE, AVIPAE, CAPS, FUMSSAR e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, que juntos não mediram esforços para que esta instituição fosse instalada com sucesso.

O Residencial Terapêutico tem como funcionalidade acolher pessoas que não tem uma boa relação com suas famílias, sejam por motivos de serem dependentes químicos ou por terem problemas psiquiátricos, seu principal intuito é de fazer com que se sintam em sua própria casa, que ainda tenham as obrigações e afazeres do dia-a-dia, e é claro, dar amor a essas pessoas tão especiais.

No residencial essas pessoas tem todo o auxílio psicológico que precisam, se tornando realmente a sua casa, com o apoio e o auxílio dos cinco monitores, os sete moradores conseguem ter novamente a chance de serem felizes, e tendo a oportunidade de participarem de oficinas, entre elas, artesanato e horta.

“Não é só eles que precisam aprender, acho que em um contexto geral, todos nós que convivemos com essas pessoas incríveis, aprendem algo com eles”, relatou a Técnica de Enfermagem Sayuri.

“Eu gosto do Residencial Terapêutico, é muito tranquilo para mim, nós também fazemos oficinas, aprendi a fazer tapetes, cuidamos da nossa horta, de vários afazeres aqui, ajudo até lavar a louça do jantar, junto muitas outras coisas”, nos disse Nelson, um dos moradores.

Nelson também comentou que, “agradeço a todos meus amigos e queria mandar um abraço para um deles que mora no Bairro Cruzeiro, o Adilson, mais conhecido como Bola, e também a todos do Portal Plural”.

Toda essa experiencia que o Portal Plural viveu na entrevista nos fez ver o quanto o trabalho das instituições é importante para a vida dessas pessoas, e o quanto os moradores são pessoas incríveis.

por Antonio Vieira

Comments are closed.