5s1a54s5asa5

Você conhece o projeto da Geladeira Solidária

Iniciativa que é muito simples e eficiente, um eletrodoméstico antigo que pararia no lixo, agora é uma ferramenta social. Começou na Europa e se espalhou pelo Brasil tem o objetivo de incentivar a solidariedade e diminuir desperdício de alimentos.

O projeto piloto é da atual presidente do Legislativo de Santa Rosa, vereadora Cleonice Brinhol, “Estudei a possibilidade de trazer esse projeto para Santa Rosa, e surgiram diversos parceiros, Steffen Bebidas, Posto Concórdia, Gráfica AGE e Coopermil onde existe uma caixa para coletar os alimentos, estamos buscando outros parceiros que serão divulgados em breve. A geladeira está pronta no Posto Concórdia e abastecida de alimentos, o que nos motiva e deixa muito feliz saber que o projeto solidário vai ajudar muitas famílias que passam por algum momento difícil”, ressalta a vereadora.

As pessoas que precisam dos alimentos passam pelo local onde estiver uma geladeira solidária podendo retirar esses alimentos. Para doar os alimentos, é preciso respeitar algumas regra

Tudo tem que estar embalado e dentro do prazo de validade. Podem ser doados alimentos não perecíveis como arroz, bolacha, feijão, óleo, massa, farinha, molho de tomate.

Você sabia que em Santa Rosa também existe o projeto da Geladeira Solidária?

Aprovado por unanimidade em outubro de 2021 na Câmara de Vereadores, “Este projeto tem por objetivo arrecadar doações de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições de comprá-los, de forma que esses alimentos possam ser retirados por qualquer pessoa que passe pelo local”, diz a vereadora.

Você que gostaria de colaborar com a Geladeira Solidária, é muito simples! Basta ir ate um desses locais:

Posto Concórdia, centro de Santa Rosa na Avenida Rio Branco, 705, no entroncamento com a Travessa Pulcineli. No Supermercado São Luiz, Rua Júlio Rauber, 162, existe uma caixa onde são recolhidos alimentos e levados para a geladeira por voluntários.

“Quem quiser contribuir pode ir até o Posto Concórdia no centro da cidade e colocar sua contribuição na geladeira, são alimentos não perecíveis, nesse momento a comida é o principal, mas também podem ser doados materiais de higiene, para quem tem necessidade pode ir até o local e pegar o que necessita para o momento, deixando também para outras famílias”, lembra a vereadora.

O projeto visa à solidariedade, não é divulgado, nem tem como saber quem retira a comida ou os doadores, “Não é a Cléo vereadora, sim a pessoa da Cléo, que teve a ideia, por ver a dificuldade das pessoas, não estamos pensando em política e sim na necessidade de famílias que passam por momentos de dificuldade”, finaliza Cléo.

Cidades do Brasil o projeto já está em pleno funcionamento e ajudando diversas famílias: Porto Alegre/RS- Geladeira oferece comida a moradores de rua. Campo Bom/RS -funciona como uma ponte entre quem precisa e quem quer ajudar. São Paulo a Geladeira Solidária’ auxilia famílias carentes. Joinville SC – Projeto geladeira solidária já funciona. Carazinho/RS, a geladeira solidária foi instalada em uma ação conjunta dos três clubes de Lions de Carazinho – Centro, Industrial e Glória, entre outras cidades.

Comments are closed.