Apresentação Smart LiveLab

Unijuí irá investir mais de R$ 1 milhão no Laboratório Smart LiveLab

A Unijuí irá investir mais de R$ 1 milhão no Laboratório Smart LiveLab, no campus Santa Rosa. A verba para implantação de um laboratório colaborativo para o acesso qualificado de toda a Macrorregião provém da aprovação de um projeto em edital da Secretaria de Inovação e Tecnologia do Estado. Uma conquista para a comunidade regional e que também recebe o apoio da Administração Municipal de Santa Rosa.

O professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do projeto, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, e pelo prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei. Na oportunidade, Sandro apresentou detalhes importantes do projeto e que irão impactar positivamente no desenvolvimento do município, tendo em vista que o próprio espaço territorial da cidade é considerado parte do laboratório.

Odaylson argumenta sobre a importância do envolvimento da Administração Municipal na iniciativa. “É importante que sejamos parceiros neste projeto, que usa as tecnologias Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes. Outro benefício é a produção de conhecimento e tecnologias relacionadas às demandas locais. Isso se aproxima, de fato, com as necessidades que temos no município. O terceiro ponto é o fortalecimento do networking entre os diferentes parceiros que desenvolvem tecnologia. A Unijuí está de parabéns e Santa Rosa dará um passo extremamente importante no processo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca o secretário.

O Smart LiveLab será focado na criação, prototipagem e testes de soluções no contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, concentrando atividades principalmente nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste/Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde.

Comments are closed.