WhatsApp Image 2021-09-03 at 11.40.44

Turismo setor a ser explorado em nossa região!

O turismo em nossa região conhecida por Rota do Rio Uruguai, antes da pandemia já estava sendo pouco explorado regionalmente, durante a pandemia assim como no mundo foi o setor que mais sofreu queda, agora chegando ao fim com a vacinação, devemos começar olhar diferente para o setor, que empregava em 2019, aproximadamente 2,9 milhões de trabalhadores no Brasil, sendo 67% nas atividades de hospedagem e alimentação, e faturou aproximadamente R$ 238,6 bilhões.

Um setor que pode alavancar a economia regional, gerando emprego e renda, as pessoas estão buscando por alternativas de conhecerem locais de saírem de casa. O setor se mostra pouco explorado em nossa região de forma conjunta, mesmo existindo diversos locais a serem explorados e visitados, seja no setor cultural, religioso, culinária, trilhas ecologias, empresarial entre outros. Precisamos profissionalizar o turismo na região da Rota do Rio Uruguai.

• Alecrim
• Alegria
• Boa Vista do Buricá
• Cândido Godói
• Capinas das Missões
• Dr. Maurício Cardoso
• Horizontina
• Independência
• Nova Candelária
• Novo Machado
• Porto Lucena
• Porto Mauá
• Porto Vera Cruz
• Santa Rosa
• Santo Cristo
• São José do Inhacorá
• Senador Salgado Filho
• Três de Maio
• Tucunduva
• Tuparendi

>>>>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE <<<<<<

A ideia inicial sobre a Rota do Rio Uruguai começou a ser estudada no início dos anos 2000, quando o Governo do Estado criou regiões e macro-regiões, mas não havia sido definido um nome para nossa região, foi realizado um estudo na época com a Unijuí, diversas entidades, profissionais da área, para achar qual seria nosso ícone, estava sendo usado muito no nome de rotas, “Conversei na época com o reitor da Unijuí, Pedro Büttenbender, que comprou a ideia, realizamos reuniões, e com coordenação de Cláudio Edilberto Höfler, dando inicio ao estudo do nome foram sugeridos nomes como Rota Colonial, Rota da Grande Santa Rosa, mas a preferida foi a Rota do Rio Uruguai, uma referência devido a região de fronteira. Diversas pessoas tiveram relevância significativa para naquele momento definir vários temas”, lembra, Gilnei Bauken de Oliveira, ex-secretário de Cultura de Santa Rosa.

Gilnei Bauken de Oliveira

O nome da Rota do Rio Uruguai foi consenso da Assembleia do Comitê Regional de Turismo em outubro de 2001. O rio Uruguai oferece, além das belezas naturais, várias opções de lazer náutico, pesca e diversos eventos. Na sua margem os portos estão à espera. A região é provida por uma infra-estrutura viária com bons restaurantes e excelentes hotéis. Assim é a região da Rota Turística do Rio Uruguai – Região Fronteira Noroeste, divisa com a Argentina, ao lado das Missões Jesuíticas e do Salto do Yucumã.

A região tem um conjunto de produtos turísticos, na sua maioria prontos para a comercialização, caracterizado como um novo roteiro. Pois o seu público alvo trata-se de executivos, empresários, profissionais liberais, famílias, jovens e idosos, que gostam de tirar férias e conhecer lugares diferentes. Devido à região ser nova no contexto do turismo, e se tornando em um roteiro alternativo, visa contemplar diversos públicos, cujas ações podem ser integradas com Yucumã, Missões e Argentina.

>>>>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE <<<<<<

A Rota do Rio Uruguai é integrada pelos 20 municípios que fazem parte da AMUFRON, sendo um departamento da associação dos municípios, onde se desenvolve e trabalha com o turismo da região. “Muitas pessoas acham que o turismo não se desenvolve com a rapidez que deveria ser, que está parado, mas não, o turismo está ai sim, basta olhar com mais carinho que vamos enxergar muitas coisas legais em nossa região que podem virar um grande atrativo”, enfatiza Roseli Rost Coordenadora regional da Rota do Rio Uruguai e secretária executiva da AMUFRON, esclarece o que a Rota oferece.

O comitê regional da Rota do Rio Uruguai se encontra com a sede da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON), que está localizado na Rua Sergipe, 141 no centro de Santa Rosa.

Roseli Rost

“Somos reconhecidos pelo Governo do Estado e Ministério do Turismo como sendo a Rota do Rio Uruguai, é nossa maior vitória nesses anos, um trabalho de muitas mãos de todos os municípios. O atual momento é de buscar o desenvolvimento profissional dos municípios da rota no turismo”, disse Roseli, que relata ainda, que as maiores dificuldades para o desenvolvimento profissional do turismo, ser “Um grande problema para o desenvolvimento do turismo é que a cada quatro anos muda-se as pessoas e nem sempre os envolvidos tem conhecimento, algumas cidades não tem secretaria exclusiva para o turismo, sendo preciso sempre começar praticamente do inicio a cada quatro anos todas as explicações, estamos em processo de amadurecimento, não vamos conseguir de uma hora para outra exigir que as prefeituras tenham um concursado na área. Mas estamos no processo algumas cidades já tem a secretaria de turismo assim como Porto Mauá, não podemos impor aos municípios, mas podemos apresentar propostas e desenvolvemos atividades”.

O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia do coronavirus, agora tem inicio a retomada desse setor, “Pós pandemia podemos notar que o turismo não será mais em grupos, será algo mais individual em família, em casais, e nossa região tem a crescer nesse segmento, talvez não teríamos uma estrutura para turismo de massa, mas para poucas pessoas podemos oferecer um grande trabalho, estamos trabalhando para ver quais tipos de vivências cada município tem para apresentar que poderá ser usufruído. Vamos em breve lançar diversas ideias uma delas é um concurso”, diz Roseli.

“Precisamos trabalhar com conscientização, um de nossos pontos fortes é o turismo de negócio, onde diversas pessoas visitam empresas da região, o turismo religioso também é muito forte, podemos citar a cidade de São José do Inhacorá, onde todos os anos é encenado o calvário, juntando até 5 mil pessoas, foi interrompido pela pandemia mas deve retornar, cada cidade da região tem seus pontos religiosos, grutas, romarias entre outros, e não estamos aproveitando, fazendo a ligação entre os municípios. Candido Godói com os gêmeos é um local fantástico para divulgar, entre tantos outros pontos que precisam ser explorados e divulgados”, relata Roseli.

>>>>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE <<<<<<

O Rio Uruguai nos fornece tantas atividades para serem desenvolvidas no turismo seja em trilhas, sua beleza natural, Roseli relata um tema dentre tantos a serem desenvolvidos, “Estamos atualmente trabalhando para legalização da pesca esportiva, atividade que atrai diversas pessoas, um turismo esportivo no Rio Uruguai. Assim vai atrair diversos investimentos na costa do rio”.

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Em Santa Rosa, foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Turismo. O encontro aconteceu no Centro Cívico e foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia. O objetivo foi apresentar a nova diretoria do COMTUR.

A nova Diretoria é composta pelos seguintes representantes: Presidente – Ivânia Polaczinski (Emater), Vice-Presidente – Paulo Robertho Coelho(Gerente de Fomento Turístico da Prefeitura de Santa Rosa), Secretária Executiva – Rosane Krause(Coordenadora de Desenvolvimento Profissional da Prefeitura de Santa Rosa) e Segunda Secretária – Eula Moscow(Gerente de Eventos da Diretoria de Cultura). O Conselho é um órgão que visa fomentar o desenvolvimento turístico do município através de ações planejadas que se estendem para a participação da comunidade.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder destacou a importância do turismo para o fomento de nossa região, “Estamos com vários projetos em andamento para que possamos desenvolver ainda mais essa área, pois sabemos do potencial que temos em nossa região”. O encontro encerrou com um Café Colonial oferecido pela APHOROSA com produtos das agroindústrias do município.

“O Conselho Municipal de Turismo, não pode parar, sendo atuante o conselho mesmo com a troca de administrações vai continuar a frente dos projetos em andamento, não havendo uma troca tão grande de direcionamento”, diz Roseli.

“A principal ação que precisamos fazer nesse momento é a conscientização, o concurso que estamos lançando vai fazer com que as pessoas vejam a questão do turismo de maneira diferente. A nossa atuação é com orientação constante, se o município quer investir no turismo, nos vamos ajudar, suporte técnico, orientação, para chegar ao resultado esperado. Atualmente o turismo está muito no mundo virtual”, finaliza Roseli.

As cidades da Rota do Rio Uruguai estão se movimentando para desenvolvimento do setor, em Santa Rosa são diversos os pontos turísticos a serem explorados, precisaríamos diversas edições do jornal para destacar todos os pontos turísticos, estamos levantando a questão em busca de profissionalização do setor, que sendo olhando com a importância que merece, trará diversos benefícios para todos, seja econômico, saúde, investimentos…

 

Comments are closed.