WhatsApp Image 2020-02-24 at 17.03.04

“Santa Rosa não pode reclamar que não existem eventos culturais”, diz Edson Flores de Campos

Criar oportunidades para que pessoas desenvolvam todo o seu potencial, por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, é o que o Sesc faz diariamente, em todo o país, ao longo de mais de 7 décadas. São mais de 580 unidades dedicadas a oferecer serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros, em especial dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

O Sesc Santa Rosa fica localizado na Rua Concórdia, 114. A Unidade contempla Teatro, Ginásio Poliesportivo, Academia, Sala Multiuso, Lancheria e Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho). São desenvolvidas ações de cultura, esporte, lazer e turismo e diversos programas.

O Sesc é muito conhecido por seus eventos culturais, o Portal Plural conversou com o gerente do Sesc Santa Rosa, Edson Flores de Campos, entre diversos assuntos relatou que existem três projetos que não sairão da cidade, “São projetos que não vão sair de Santa Rosa, são específicos daqui”.

Circuito Palco Giratório

Um dos mais importantes festivais de artes cênicas do país que permanece atento aos compromissos firmados com a representatividade e diversidade da produção cênica contemporânea, com o constante diálogo com o público, fundamentado numa curadoria reflexiva e consciente de sua ação para a definição da programação. Artistas, técnicos, agentes culturais e plateias terão a oportunidade da fruição e aproximação com a cena produzida nas cinco regiões brasileiras, um momento de trocas e descobertas, de encontros para além da relação palco e plateia.

São realizados quatros espetáculos por ano, com atrações de outros estados, “O público desse espetáculo é mais seleto, pois foca a cultura e não entretenimento, são peças teatrais que te obrigam a pensar e a ter uma visão mais crítica, é um momento que você desliga das atividades diárias e o espetáculo te obriga a ter um pensamento mais crítico, muitas pessoas não querem isso e sim querem relaxar com entretenimento. Atualmente existe um público fiel para esse tipo de espetáculo, mas ainda não lota o teatro com capacidade para 100 pessoas”.

“Existe uma parceria com a escola Visconde de Cairu, onde algumas turmas são liberadas para assistirem os espetáculos, principalmente do Palco Giratório, e o retorno dos professores é de que alguns alunos mudaram até sua postura e rendimento em sala de aula após assistir os teatros. Queremos montar um case para encaminhar ao Departamento Nacional, de como a cultura influencia positivamente no desenvolvimento do adolescente, que muitas vezes achamos que não se interessam, mas esses alunos entram aqui no teatro e você não escuta um ‘piu’ e ficam no final para discutir conversar e debater com os artistas, isso é gratificante, ver esse retorno na prática, esse é nosso papel.

Sonora Brasil

É um projeto temático direcionado para a identificação e o resgate da memória da música brasileira. Incentiva novas práticas e novos hábitos de apreciação de música de concerto e de tradição oral, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. É realizado em espaços do Sesc e de parceiros em cidades previamente aprovadas em Projeto Nacional.

“Esse projeto trabalha a origem da música no Brasil em sua essência, não são espetáculos comerciais e cada ano tem uma temática, em 2020 a temática será ‘Povos originários’. Vamos receber grupos musicais indígenas de Roraima, Pará e região de Porto Alegre. Existe um público muito fiel que quase lota o teatro, são sempre as mesmas pessoas que discutem, questionam e conversam com os artistas”.

Aldeia SESC

As Aldeias Sesc são eventos realizados durante 05 dias consecutivos em algumas cidades que recebem os circuitos do Palco Giratório, contemplando uma programação diversificada das diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com esta ação promove-se o intercâmbio entre as diversas linguagens das artes, artistas, escolares e comunidade em geral. No Rio Grande do Sul, ocorrem anualmente as Aldeias Sesc Capilé (São Leopoldo), Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Yvy Pytã (Santa Rosa).

“A maioria das atividades são gratuitas, as outra sempre tentamos colocar valores acessíveis. Enfatizamos as ações no interior, levamos cinema, teatro, por exemplo, para Guia Lopes, Linha 15, Bela União, localidades que a maioria das pessoas não vão vir para cidade assistir. Estamos também na sexta edição levando música para o hospital Vida & Saúde, os médicos deixam entrar em praticamente todos os quartos, também levamos música para o asilo”.

Na última edição foram realizadas peças teatrais no bairro Cruzeiro no Sul, “Notamos que a comunidade não está habituada a esses eventos, ficando mais fechada, então os artistas começaram a bater na porta das casas trazendo as famílias para as ruas, foi uma situação inesperada, o mais legal que os moradores aceitaram e vieram para rua acompanhar com a família. Existe uma carência desse tipo de espetáculo, esse público não vai vir aqui no teatro, nem no Centro Cívico, então levamos essa cultura nas comunidades”.

Esse ano será realizado no mês de agosto, com a temática sobre povos originários, “Nossa ideia é buscar espetáculos, palestras, oficinas e músicas, trazendo um pouco da nossa cultura, convidando as etnias para participar e contar como cada povo contribuiu para o desenvolvimento da região de Santa Rosa, aqui temos uma grande mistura de povos, estamos formatando os espetáculos para trazer aos palcos essa temática.

Teatro a mil

Projeto direcionado ao público oriundo de escolas públicas municipais e estaduais, contempla a apresentação de espetáculos de teatro e circo de diferentes estilos e gêneros podendo ser realizado em teatros, espaços culturais de prefeituras e escolas e/ou nas diversas Unidades Operacionais do Sesc, além das cidades de abrangência de atuação do Sesc.

Tem por meta atender em cada edição/ circuito 1.000 crianças e ou adolescentes por cidade, realizado sem cobrança de ingresso aos participantes. “É uma parceria com a Secretaria de Educação de Santa Rosa, levamos espetáculos gratuitos para os alunos, são teatros realizados no Centro Cívico”.

Cultura e entretenimento

“Precisamos de um diferencial, o que é cultura e o que é entretenimento. Realizamos ações com vários artistas em seus mais diversos segmentos, mas a importância de termos um evento que provoque a plateia, que faça sair daqui e ir para casa, ou sala de aula e ficar pensando, debatendo e discutindo o que foi apresentado, é o bom do teatro, o momento que vivenciamos é para isso, temos que ter esse senso crítico, não podemos ser rotulados ou rotular sem ter uma opinião formada, essa é a base da cultura e dos espetáculos que passam por aqui. Eu sei os espetáculos que vão passar por aqui, busco informações vou atrás, assisto vídeos, leio a sinopse para poder explicar para nossa plateia o que vai acontecer. São espetáculos fantásticos, algumas vezes fico angustiado até começar a apresentação, se o espetáculo apresentado será do gosto de quem está assistindo, se ele vai sair com esse senso crítico”.

Santa Rosa não pode reclamar

Santa Rosa não pode reclamar que não existem eventos culturais, não somente por parte do Sesc, existem várias instituições que realizam essas ações. O poder público com o Cena Viva, onde tem apresentações com artistas locais e de outras cidades que utilizam nosso espaço, dizer que não tem ações culturais em Santa Rosa é para quem está desinformado, tem muita coisa acontecendo, na música e teatro basta buscar informações. No caso do SESC, é só entrar nas redes sociais “Sesc Santa Rosa”. Tem pessoas de outras cidades que vem para acompanhar os eventos: Santo Ângelo, Boa Vista do Buricá, São Paulo das Missões, entre outras cidades. Nosso público aqui é sempre o mesmo, renova timidamente. É mais fácil eu dizer que vou a Santa Maria ou Porto Alegre assistir um teatro sendo que é o mesmo espetáculo que está aqui, é o status né”.

Edson Flores de Campos e Pável Bauken durante entrevista

Maturidade Ativa

O Programa Sesc Maturidade Ativa é destinado para pessoas a partir de 50 anos, com objetivo de oferecer ações voltadas para a promoção do envelhecimento ativo em todas as dimensões: saúde, segurança e participação social. O programa tem como objetivo melhorar e resinificar a qualidade de vida dos participantes através de diversas atividades, como reuniões de planejamento, oficinas diversificadas, encontros de integração, passeios e campanhas sociais, rodas de conversa e palestras. As diretrizes que orientam as ações estão em acordo com o Plano Internacional para o Envelhecimento (ONU) e buscam equilibrar soluções para a garantia do envelhecimento bem sucedido.

“São em torno de 90 participantes, estamos com uma parceria com a Secretaria de Cultura onde será realizado uma oficina de teatro, está em negociação oficina de música, o grupo realiza diversas atividades e integração com os grupos da região”.

Pacotes de Viagens

Para proporcionar descanso, lazer e estimular o conhecimento histórico, cultural e social, o Sesc oferece pacotes para diversas regiões do Estado e do País, com valores e condições de pagamento facilitadas. Também dispõe de hotéis próprios e diversos conveniados em todo o Estado e no Brasil, para você curtir a família, os amigos e aproveitar a vida.

“São realizadas diversas viagens, agora estamos programando a temporada de inverno que inicia em abril. Na temporada de verão tem três hotéis no estado: Porto Alegre, Torres e Gramado. No Brasil são mais de 50 hotéis conveniados. Existe uma demanda boa, são pacotes com diversas opções que os comerciários podem nos procurar com um preço diferenciado do público em geral”.

Academia e Ginásio

“Existem vagas na academia, atendemos cerca de 900 alunos entre pilates, ginástica e musculação. O Ginásio tem uma parceria com a FEMA no período da manhã, depois os horários estão praticamente fechados, durante o dia com Sesquinho, Maturidade Ativa, e depois das 17h particular”.

Sesquinho

Há mais de 20 anos o trabalho da Escola Sesc de Educação Infantil busca desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico, a autonomia e as vivências em grupo. Por meio de diversas atividades, a criança desenvolve seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Em suas 19 Escolas de Educação Infantil no Estado, com equipe qualificada, atividades culturais, vivências de cidadania, integração com as famílias, educação corporal e educação para a saúde, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc oferece toda a infraestrutura para fazer a criança sujeito ativo de seu processo de conhecimento. Os Sesquinhos possuem a Certificação de Qualidade NBR ISO 9001:2015.

“O Sesquinho tem 60 alunos em turno integral, com três refeições, material para atividades e uniforme, 90% gratuitos para famílias de comerciários com renda familiar de até 3 salários mínimos, existia uma demanda de comerciários que ganhavam mais e não podiam colocar as crianças aqui, então cobramos uma mensalidade para quem ganha mais, atualmente as turmas estão completas e existe uma fila de espera.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *