Sem Título-1

Por que é tão difícil separar o pessoal do profissional nas empresas?

Por Tiago e Junior Professar Assessoria em Gestão e Profissionalização

Estando bem ou mal, trabalhe. Não deixe os problemas de fora interferirem na sua produtividade. Brigou com o(a) namorado(a)? Não dormiu direito pensando no trabalho da faculdade? Está cheio de dívidas escolhendo qual conta pagar? Trabalhe.

E é difícil, mas todos nós temos nossos momentos difíceis e precisamos superar… Por mais que alguns consigam, sim, deixar tudo isso de lado e focar apenas na produtividade, a maioria de nós sofre demais com isso.

É importante encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Pois desta forma você terá condições de exercer as atividades de maneira produtiva, em menos tempo. Por outro lado, o excesso de dedicação ao trabalho, sem dar um tempo para cuidar de você e da sua família, pode ser um risco para a saúde e para a carreira.

NÃO SEJA REFÉM DO SEU PRÓPRIO EGO

O excesso de trabalho, somado a uma rotina estressante, e a falta de cuidado com a vida pessoal, pode provocar a famosa síndrome de burnout. Doença caracterizada pelo esgotamento físico e mental e que prejudica ainda mais o rendimento, tanto no trabalho, quanto em casa.

Nós crescemos com essa mentalidade, onde separamos o pessoal do profissional. O que acontece é que acabamos criando o “modo corporativo”: uma persona totalmente diferente do que você é na sua vida pessoal.

Agora imagine a situação onde você é amigo dos seus colegas de trabalho… Conflitos internos ou externos podem acabar gerando atritos e atrapalhando a produtividade, não é mesmo? Aí está a importância de saber separar profissionalmente, e não deixar que o que acontece no trabalho interfira na vida pessoal, e vice-versa.

É difícil, mas é necessário, atualmente quase 80% dos profissionais na ativa do trabalho já tiveram conflitos dentro do seu ambiente de trabalho onde a amizade ficou abalada, isso porque esqueceram que profissionalmente são concorrentes entre si, mas que para a evolução são mais fortes juntos, mesmo que as ideias sejam divergentes em determinado momento.

Umas das maiores provas de uma boa amizade surgirá de um conflito, reflita sempre, seja humilde e contribua no que você é forte e aceite o que você é fraco.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *