As baixas temperaturas são um desafio para quem vive em situação de rua, a falta de abrigo aliada ao frio intenso, já foi responsável por tirar a vida de muitas pessoas. Em Santa Rosa, no município do Noroeste gaúcho, as pessoas em vulnerabilidade social encontram uma “luz” em meio as adversidades, uma casa de passagem que presta assistência para até 20 pessoas.
A Casa de Passagem visa fornecer um refúgio temporário e acolhedor para aqueles que não têm um lar, no inverno as portas são abertas mais cedo para acolher o público, a partir das 17h00min. No local é feito um cadastro e após recolher as informações, é fornecido alimentação, kits de higiene pessoal, além de uma cama, onde o acolhido poderá descansar.
A instituição conta com uma equipe de profissionais comprometidos em garantir o bem-estar e a dignidade dos seus ocupantes, auxiliando nos serviços e apoiando socialmente.
“As pessoas que estão em situação de rua, que não possuem um núcleo familiar para ficar acolhido, ficam aqui na Casa de Passagem. A gente tem em anexo o nosso banco de vestuário, então quando eles chegam, já deixamos separadas algumas peças de roupas. Tem muitos que não tem roupas ou acabam se molhando durante o dia e não tem peças para troca. Buscamos fazer o melhor serviço para aqueles que mais precisam,” disse a Secretária de Desenvolvimento Social de Santa Rosa, Rita de Cássia Strasser.
A capacidade de acolhimento da Casa de Passagem é de até 20 pessoas, no local possui quartos separados para mulheres e homens, o que gera mais tranquilidade e privacidade para o público feminino. A Casa fica localizada no prédio da UCAM, na Rua Castelo Branco,886. Um refúgio para os dias mais frios e uma opção para esquentar o corpo e o coração daqueles que mais precisam.