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PROJETO TREM-TUR É VIÁVEL

Um projeto elaborado na década de 90, mais precisamente em 1997, pelo então Secretário de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Gilnei Bauken de Oliveira, vislumbrava e elaborava, junto com sua equipe, a implementação do Projeto Trem-Tur, que visava um passeio turístico de trem, e porque não cultural, entre os municípios de Santa Rosa, Giruá e Santo Ângelo.

Passados quase 25 anos da tentativa de implementar o projeto, Gilnei afirmou há alguns dias que o Projeto Trem-Tur “é ainda mais do que viável”.

Durante entrevista no Programa Imprensa Livre, do Portal Plural, acompanhado do Diretor de Turismo à época, Aldo Ribeiro, Gilnei disse que, “com a viabilidade dos trilhos e do que eu via, tive a ideia inicial. Durante meio ano isto avançou e o então saudoso prefeito, Júlio Osório Brum de Oliveira, criou um projeto de desenvolvimento para a cidade envolvendo vários setores e eu tentando lutar para colocar o turismo como um projeto essencial a ser desenvolvido, e o Trem-Tur foi um dos projetos aprovados e passou a ter mais forma a partir da ideia inicial.

Com muito trabalho, esforço e vontade política conseguimos tocar em frente, o projeto foi até o momento que conseguimos trazer os vagões minuano para Santa Rosa, que contou com a ajuda do Osmar Terra, articulando junto ao Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, a liberação dos mesmos.

É preciso ressaltar a disposição e luta do prefeito Alcides Vicini, nos anos que vieram, para o funcionamento deste projeto. Várias vezes me chamou no seu gabinete me dizendo da necessidade de tocar o projeto adiante e colocá-lo em prática. Dizia-me ele, “se você não fizer, não sai.”

VIAGEM TÉCNICA

Neste período foram realizadas varias reuniões lideranças locais e logo após foi feita uma viagem técnica a Bento Gonçalves para ver como funciona. “Lá é a iniciativa privada que mantém o Trem-Tur, que vai de Bento Gonçalves, Garibaldi até Carlos Barbosa. Conhecemos todo processo, que funciona com uma maria fumaça puxando os vagões, o que não serve para Santa Rosa”, destacou o ex-secretário.

VINDA DOS VAGÕES

Vieram quatro vagões minuano, 01 para Santo Ângelo, 01 para Giruá e 02 para Santa Rosa, todos legalizados para o patrimônio dos municípios. Em Santa Rosa os vagões foram guardados na empresa do saudoso Adil Manjabosco, no Bairro Cruzeiro, que cedeu o local, e lá se encontram até hoje.

VIABILIDADE TÉCNICA

“Na época o projeto era simplesmente pegar e finalizar. Naquele momento existiam dois viés, o poder público viabilizar o projeto, ou as entidades do município e a iniciativa privada. Nem naquele tempo, nem hoje, a viabilidade do poder público tocar um projeto desses, então ficava mais para o lado privado. Quando saí da secretaria até fizemos contatos com alguns interessados, mas ficou somente na parte inicial.

É preciso ressaltar que foi feito um estudo de viabilidade técnica e econômica pelo SEBRAE que foi totalmente aprovado.

MOMENTO HISTÓRICO DO NOSSO TURISMO

Um fato importantíssimo foi lembrado pelo ex-Diretor de Turismo, Aldo Ribeiro, “era um momento muito importante, o potencial turístico de Santa Rosa é incrível, vários tipos de eventos consolidados. Estávamos num processo muito intenso, vivendo, se emocionando, trabalhando junto com a comunidade, SEBRAE, ACISAP, com o Comitê de Turismo de Santa Rosa, muita gente envolvida em uma ideia forte, Também implementamos a questão do turismo rural, Pórtico da Xuxa, parques aquáticos e temáticos, visitamos vários locais maravilhosos na cidade e esse Projeto do Trem-Tur era a consolidação, nós sonhávamos juntos com a comunidade.

Isto acabou com o tempo através da dificuldade de implantação do projeto do trem. E o sonho de transformar Santa Rosa no maior polo turístico? Aqui nós temos tudo, cultura, belezas naturais, tantas coisas lindas para que nos transformemos neste polo.

Eu acredito que temos que valorizar a nossa história, além de ligada a ferrovia, ela é muito rica”.

ABANDONO DOS VAGÕES

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, vereador Timirinho, reclamou em sessão ordinária sobre o abandono dos vagos que estão sendo usados como ponto de venda e drogas, bem como para prostituição.

Situação que infelizmente já foi verificada por várias vezes durante o tempo que lá estão, sendo pertinente a reclamação do vereador para que se tome uma providência, pois trata-se de um patrimônio público.

REFORMA DOS VAGÕES

Apesar de estarem bastante deteriorados os vagões ainda tem condições de serem reformados e voltarem a trafegar. “Hoje existem condições, tranquilamente, de serem realizadas as reformas necessárias dos vagões.

Eu defendo hoje que o projeto seja atualizado, fazendo um passeio que sairia da estação ferroviária de Cruzeiro com destino a Giruá, os valores para isto não são grandiosos, é preciso apenas vontade política, parceria e tocar o projeto.

É preciso lembrar que dentro dos vagões é preciso ter atrativos, como café colonial, música, cultura, teatro, resgate histórico e a presença de todas etnias.

Afirmo que hoje, ano de 2021, existem condições de fazer um passeio turístico, saindo de Cruzeiro até Giruá, com atrativos no meio deste passeio e com viabilidade técnica e financeira, mas é preciso fazer”, finalizou Gilnei Bauken.

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