WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.28.54

Projeto muda a realidade de escola em Porto Xavier

conhecendo a história da Escola de educação Fundamental Presidente Arthur Costa e Silva, essa tese foi comprovada.

A Escola fica no interior de Porto Xavier, para chegar até o local, é necessário percorrer cerca de 10km de estrada de chão. São aproximadamente 70 alunos de 1º ao 9º ano. E foi devido a esse número reduzido de aluno que a escola correu o risco de fechar em um dos turnos.

“ A escola teria que fechar em um dos turnos, foi então que a escola e os pais foram conversar com o prefeito. Na ocasião, o prefeito sugeriu que houvesse então, a criação de um projeto para o turno inverso. Desse dia em diante, começou a força tarefa para a criação do projeto e hoje deu tudo certo”, disse Fabio Lazzeri Schropfer, coordenador do projeto.

O projeto criado, ganhou o nome de “Semeando o Futuro” e teve inicio em abril deste ano.

No terreno da escola foi montada uma estrutura com horta e estufa, onde há diversas cultivares como: repolho, alface, brócolis, morango e até cana de açúcar, no local, os alunos aprendem sobre plantio e colheita no turno inverso as aulas.

Toda estrutura foi construída com a ajuda dos pais e da comunidade. A prefeitura do município fornece o material necessário e eles entram com a mão de obra. O fornecimento de equipamentos para trabalhar na horta, a escola contou com o apoio de uma empresa da cidade que fez a doação das botas. Cada aluno tem o seu próprio equipamento.

No contato com a terra, eles aprendem sobre produção, responsabilidade e o valor de cada alimento que chega até a mesa.

“É muito legal, eu não sabia nada sobre horta, agora eu entendo de plantio e colheita”, disse Gustado Silva, aluno do 8º ano.

“É muito gratificante poder trabalhar na horta e ainda levar para a casa o que produzimos aqui”, ressaltou Maria Clara do Santos, aluna do 8ºano.

A horta da escola, além de ser orgânica, pois utiliza o adubo que eles mesmos produzem, ela também é ecológica.

O sistema de irrigação feito por eles vem da captação da água da chuva que do telhado passa direto para essa caixa d’água, fazendo com que assim, não haja desperdício.

E a colheita de boas ações já está sendo feita. Para o ano que vem, a escola terá turno integral e inclusive, tem lista de espera de pais querendo matricular os filhos por causa do projeto da horta e de outros que serão desenvolvidos.

E, além disso, o que é produzido na escola é consumido na merenda, levado para casa dos alunos e também vendido para a comunidade.

Não haveria melhor nome para definir esse projeto. O “semeando o futuro” , pode dar uma nova oportunidade a escola, mostrou para os alunos o valor do alimento e também, despertou em alguns, o desejo do que pode ser uma futura profissão.

Cada mão que ajuda, proporciona um futuro para os seus e para as próximas gerações. Afinal, o que é a educação, senão o plantio para uma colheita fértil.

Comments are closed.