sa4s5a45sa

Projeto “Baú de Histórias” reforça a importância da leitura para 283 crianças em Santa Rosa

De 25 a 29 de abril de 2022, o projeto “Baú de Histórias” realizou encontros de contação de histórias para que as crianças de Santa Rosa pudessem interagir com as minibibliotecas móveis entregues pelo projeto anteriormente.

Beneficiando 283 crianças, as ações foram realizadas na Creche Alibem SR, EMEF Nossa Senhora da Glória, Abefra- Associação Beneficente São Francisco de Assis, AMA (Associação Mãos que Acolhem) e Espaço Feliz (Associação Beneficente Espaço Feliz), instituições que foram contempladas com os “Baús de Histórias”, entregues de forma gratuita e para uso permanente.

Dispondo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças à se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia, contribuindo para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo.

“Este momento da hora do conto se torna um instrumento importante na formação da criança, pois é um estímulo ao hábito da leitura, despertando a imaginação e a curiosidade. A história escolhida para a hora do conto, realizada na escola durante a Oficina Baú de Histórias, foi de grande valia, proporcionando aos alunos entrarem no mundo da imaginação com alegria, entusiasmo, muito envolvimento e interação. A ação foi desenvolvida com vários recursos e ilustrações, atraindo a atenção de todos, que se envolveram durante toda a história através da dança, cantos e apresentações dos personagens em forma de objetos. Segundo os alunos, o que chamou muito a atenção foi o tapete mágico e o figurino dos contadores”, comenta a professora Ada, da Escola Nossa senhora da Glória – Santa Rosa – RS.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto.

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Alibem Alimentos, empresa patrocinadora com sede localizada no Rio Grande do Sul, que acredita que o crescimento sustentável dos seus negócios depende de práticas que colaborem para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da sociedade, através de iniciativas que promovam a preservação do meio ambiente e bem-estar social.

“Entendemos que os negócios da Alibem só fazem sentido se estiverem em sintonia com os interesses sociais da região. Por isso, temos como princípio a valorização das pessoas, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a ética e a transparência no relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, governos e comunidades das quais fazemos parte. Temos orgulho de promover atividades que contribuem com a inclusão social e promovem o fortalecimento da cidadania. Nosso compromisso é ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações”, comenta a empresa.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

 Sobre a Alibem: A Alibem é uma empresa brasileira do ramo alimentício que atua no segmento de proteína animal com unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul (suínos) e no Mato Grosso (bovinos). Exportadora para mais de 40 países e distribuidora em todas as regiões do Brasil, a Alibem é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande Sul e a 5ª maior do Brasil, empregando mais de 4 mil pessoas diretamente. A partir de valores como ética, transparência, integridade, credibilidade e excelência, sua missão é promover o desenvolvimento social e a satisfação de todos os meios envolvidos através do crescimento sustentável.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Alibem Alimentos.

 

Comments are closed.