20220427_093314332

Projeto “Baú de Histórias” reforça a importância da leitura para 1.160 crianças em Porto Alegre

Projeto propõe ações de incentivo à leitura em bibliotecas móveis e beneficia 1.160 crianças de Porto Alegre de 25 a 29 de abril de 2022, o projeto “Baú de Histórias” realizou encontros de contação de histórias para que as crianças de Porto Alegre pudessem interagir com as minibibliotecas móveis entregues pelo projeto anteriormente.

Beneficiando 1.160 crianças, as ações foram realizadas no Educandário São João Batista, EMEF Jean Piaget, Ceacri, Mitra e EMEF Morro da Cruz, instituições que foram contempladas com os “Baús de Histórias”, entregues de forma gratuita e para uso permanente.

“Gostaria de agradecer a Alibem pelo Baú de Histórias. O dia em que foram realizadas as oficinas foi de verdade um dia muito abençoado e divertido. Eu e as crianças ficamos muito felizes e adoramos. Agradeço novamente a Alibem pelo presente”, comenta Seli, que é Educadora Residente do Ceacri.

Dispondo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças à se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia, contribuindo para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto.

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Alibem Alimentos, empresa patrocinadora com sede localizada no Rio Grande do Sul, que acredita que o crescimento sustentável dos seus negócios depende de práticas que colaborem para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da sociedade, através de iniciativas que promovam a preservação do meio ambiente e bem-estar social.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

Sobre a Alibem: A Alibem é uma empresa brasileira do ramo alimentício que atua no segmento de proteína animal com unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul (suínos) e no Mato Grosso (bovinos). Exportadora para mais de 40 países e distribuidora em todas as regiões do Brasil, a Alibem é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande Sul e a 5ª maior do Brasil, empregando mais de 4 mil pessoas diretamente. A partir de valores como ética, transparência, integridade, credibilidade e excelência, sua missão é promover o desenvolvimento social e a satisfação de todos os meios envolvidos através do crescimento sustentável.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Alibem Alimentos.

Contato para pautas:

Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – Luciana.gandelini@gmail.com

Comments are closed.