382460252_802096001924009_5959217344357426135_n

Programa Lixo Zero: Transformando Escolas e Cidades para um Futuro Sustentável

Desde março do ano passado, o Colégio Concórdia, de Santa Rosa, vem se destacando por meio do programa “Lixo Zero”. Inicialmente concebido como um projeto modesto para as turmas de sétimo ano, a iniciativa surpreendeu ao conquistar resultados tão positivos que acabou se expandindo para outras escolas e comunidades próximas. O objetivo central do programa é conscientizar, educar e transformar e sua abordagem sustentável está deixando marcas profundas nas novas gerações.

“Trabalhamos com a separação dos resíduos, a destinação da matéria orgânica, compostagem. Fechar o ciclo, poder compostar os restos alimentares, que virará adubo, que virará nutrientes para as plantas,” disse Carine Zambonato, bióloga e idealizadora do programa Lixo Zero.

Plantando Sementes de Sustentabilidade

Ao adentrar o ambiente escolar, é impossível não notar a estufa no pátio, a estufa doméstica, o residuário e tantas outras atividades que colaboram com o meio ambiente. Os alunos têm a oportunidade de literalmente colocar as mãos na terra ter uma experiência enriquecedora. O cultivo de hortaliças, como o alface, é uma atividade que conquistou o coração dos estudantes, e durante a hora do lanche, uma disputa saudável ocorre para colher e saborear os produtos da estufa.

O programa não se limita apenas ao cultivo, mas também abrange todo o ciclo de vida das plantas, ensinando aos alunos como cuidar do alimento e do espaço onde ele cresce. Essa mudança de pensamento está gerando resultados promissores para o futuro, à medida que os jovens aprendem a valorizar e respeitar o meio ambiente.

“A mudança é visível, percebemos nos cuidados com o ambiente escolar. A consciência com a separação de lixo,sem contar com que os alunos levam para as casas. É uma mudança comportamental,” contou a diretora do Colégio Concórdia, Maria de Lourdes Zerbin.

Transformação Sustentável com o Apoio do Sicredi

A expansão do programa “Lixo Zero” não seria possível sem o incentivo e o apoio do Fundo Social do Sicredi, uma instituição financeira comprometida com a responsabilidade social e ambiental. O auxílio fornecido pelo Sicredi permitiu a ampliação da estrutura do projeto, tornando-o acessível a um número ainda maior de estudantes.

Uma Onda de Mudança

Os resultados alcançados pelo programa são tão impressionantes que já está sendo implementado em 14 escolas do município. Além disso, cidades vizinhas estão buscando informações para replicar a iniciativa em suas próprias comunidades. O “Lixo Zero” não se limita à gestão adequada de resíduos, mas representa um compromisso com o futuro, preocupando-se com o legado que será deixado para as próximas gerações.

“Que tenham hábitos melhores, que os alunos possam ser seres humanos melhores e sempre com o olhar para o meio ambiente. Se eu pudesse resumir, nesse programa, tu acaba desenvolvendo a empatia”, encerrou a bióloga.

Comments are closed.