O Presídio Estadual de Santa Rosa (PESR) realizou, pelo segundo ano consecutivo, a formatura de alunos do Projeto Decola, da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios do Município (Acisap), sendo diplomados, nesta edição, 15 mulheres e 18 homens.
O projeto, que conta com o apoio da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pretende estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo em jovens do ensino médio. Ele é estruturado em oito módulos de diversas áreas (Sonhos e objetivos; Criatividade e inovação; Oportunidades; Design empresarial; Planejamento; Valor de mercado; e Técnicas de convencimento e quebra de gelo em vendas).
Para um dos apenados e participante do projeto, “é muito gratificante ter pessoas que acreditam na mudança dos apenados e, com isso, a gente tenha outros pensamentos “.
A cerimônia contou com a presença do coordenador do Projeto, Rodrigo Dongoski; da vice-presidente da Acisap, Jaqueline Dutra; da professora voluntária Jéssica Laís; do delegado da 3ª Região, Irineu Kock, da técnica superior penitenciária assistente social Gabriela Prieb, do administrador do PESR, Rubesmar Goebel; da técnica superior penitenciária psicóloga Patrícia Schmidt; da técnica superior penitenciária assistente social Silvia do Amaral; do chefe de Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) da unidade prisional, Sandoval Loff; e da professora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) prisional, Marlei Dal Ben Gomes.