274685422_4411778398927703_7401021064465698961_n

“Pau que bate em Chico, só bate em Chico”

Por André Christensen Garcia
Jornalista – MTB – 15.037

“Pau que bate em Chico, bate em Francisco”, é um ditado antigo, extremamente verdadeiro e que deveria valer como um “norte” para muitas situações na vida de todos que “acham”, ou, realmente exercem algum poder sobre outras, que provavelmente, se submetem a isso por fatores ligados a sua subsistência ou de sua família, o que dá forças ao ditado, “Pau que bate em Chico, só bate em Chico”. Seriam elas culpadas por essa situação? Evidente que não. Só pensar um pouco.

Há duas maneiras de governar ou impor sua vontade, medo ou respeito, e dentro deste medo incluo todas as mazelas possíveis a que um cidadão é vítima.

Tenho na minha vida, meu maior exemplo de caráter, meu saudoso pai, que com sua posição firme e correta, sem jamais levantar a voz, desrespeitar ou agredir fisicamente, mas com palavras, argumentos concretos, falando sobre qualquer assunto, e, principalmente, dando o exemplo, conquistou meu respeito e idolatria. Me mostrou a realidade das coisas, o respeito ao próximo, tantas alternativas boas que o mundo nos oferece fora da “matrix”.

Assim como a luz precisa da escuridão para viver, e vice-versa, a “matrix da riqueza”, mantém viva, às suas vontades e desejos, a “matrix da pobreza”. Existem na verdade mais “matrixes”, e uma pior delas é a “matrix da pseudo riqueza”, os que se acham ricos, mas não pertencem aos 3% da população que detém a maioria do capital, quem realmente senta com os presidenciáveis e define muita coisa. Influenciam? Sim. Controlam? Em parte. Mandam? Em quem deixa. E quem se “rebela”? Colhe os frutos que plantou, estando certo ou errado.

Por isso, nos meus 25 anos de imprensa, vi e vivenciei tanto coisa, boas e ruins, mas jamais me furtei a dar o contraponto, faltar com a ética, desmerecer pessoas ou atacar suas famílias, seria um covarde se o fizesse.

“Político de estimação”? Não tenho. Partido político? Não. Sou dos que pensam que o importante é o povo e seu bem estar em todos os sentidos, ou seja, o que é certo vai ser mostrado, mas o errado, também. Porque aqui, “Pau que bate em Chico, bate em Francisco”.

UMA BOA FENASOJA A TODOS!

Comments are closed.