c5d03d23-dc7a-4d37-9e37-7cae0aa8b457

Ozônio para ambientes saudáveis

O ozônio é um gás muito instável, que possui três moléculas de oxigênio, e é transformado do O2 para o O3 a partir de uma descarga elétrica ou do ultravioleta (UV), que rompe a molécula e gera o produto. Este fenômeno ocorre naturalmente na atmosfera da Terra gerando a camada de ozônio, que protegerá dos raios da radiação ultravioleta (UV). Trata-se de um poderoso bactericida com capacidade de atacar vírus, bactérias e fungos. Seu uso mais popular é conhecido na limpeza de piscinas, onde age como desinfetante.

O Grupo Plural de Comunicação tem usado ozônio em todos seus ambientes na sede localizada na Rua Guilherme Balze, para proteger a saúde dos colaboradores e entrevistados.

Em pequenas concentrações, diz estudo, gás pode ajudar a desinfetar espaços sem prejudicar o ser humano. Pesquisadores japoneses disseram que baixas concentrações de ozônio podem neutralizar partículas do coronavírus, fornecendo um meio para hospitais desinfectarem consultórios e salas de espera. Os cientistas da Universidade de Fujita garantiram, em entrevista coletiva, terem provado que o gás ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm), um nível considerado inofensivo ao ser humanos, pode matar o vírus.

A experiência usou um gerador de ozônio numa câmara selada com uma amostra do coronavírus. A potência do vírus caiu mais de 90% quando ele foi submetido a baixos níveis de ozônio por dez horas.

— A transmissão do novo coronavírus pode ser reduzida por um tratamento contínuo de ozônio em baixa concentração, mesmo em um ambiente com a presença de pessoas, usando esse sistema — disse o pesquisador chefe Takayuki Murata. — Constatamos que ele é particularmente eficiente em condições de alta umidade.

O ozônio, um tipo de molécula de oxigênio, é conhecido por anular muitos patogêneos, e estudos anteriores demonstraram que altas concentrações, entre 1 e 6 ppm, eram eficientes contra o coronavírus. Uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostrou que o ozônio pode ser eficiente para desinfectar aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *