cancer-de-mama

OUTUBRO ROSA

Máscaras faciais alertam para a conscientização

O Outubro Rosa do Hospital Vida & Saúde tem buscado alertar os funcionários sobre a prevenção e conscientização a respeito do câncer de mama. Com atividades limitadas em função da pandemia e sem poder realizar as tradicionais palestras presenciais, o setor de Recursos Humanos do HVS inovou neste ano, confeccionando máscaras de proteção facial na cor rosa.

Nesta semana, cada funcionário da Instituição recebeu a sua, que foi disponibilizada também na cor azul, pensando no “Novembro Azul”, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. “É uma forma de chamar a atenção para o tema! Foi a maneira que encontramos de envolver os funcionários e ainda promover a campanha de conscientização dentro da Instituição”, explica a gerente de RH, Fernanda Lima.

A iniciativa também integra o processo de orientação constante e de ações de cuidado e prevenção à COVID-19 no HVS, buscando sensibilizar e incentivar os profissionais e a comunidade para as medidas de proteção.

Além disso, alguns pontos do Hospital foram decorados na cor da campanha. No próximos dias, as máscaras também estarão disponíveis para compra na Lojinha do Hospital.


Dra Patricia Marks
Oncologista Clinica – CRM 36982 – Viena Clinica Médica

OUTUBRO ROSA é o movimento internacional para conscientização sobre câncer de mama, criado na década de 1990 pela Fundação Susa G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e de promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Nesse ano, foi lançado o movimento “Quanto antes, melhor”. Devido a pandemia pelo COVID-19, estima-se que mais de 70% das mamografias deixaram de ser realizadas em relação ao mesmo período, o que irá acarretar em atraso nos diagnósticos, e consequentemente, maior mortalidade.

A neoplasia de mama é o câncer mais frequente nas mulheres após as neoplasias de pele não melanoma, com uma estimativa de 66mil novos casos em 2020. Pela prevalência, uma em cada 8 mulheres no mundo terá diagnóstico de câncer de mama ao longo da vida.

Os principais sinais e sintomas são: nódulo na mama, alteração no formato ou tamanho das mamas, vermelhidão local, inversão do mamilo, espessamento ou irritação na pele, endurecimento da mama com aspecto de casca de laranja, dor na mama, nódulo ou desconforto na axila.

Os principais fatores de risco associado ao aumento do câncer de mama são: sedentarismo (atividade física reduz risco em 18%); obesidade (principalmente na pós menopausa eleva o risco em 2x); tabagismo; uso de álcool; idade precoce da menarca (primeira menstruação); idade tardia da menopausa; nuliparidade (não ter engravidado) e síndromes hereditárias.

Recomenda-se realizar mamografia e ecografia mamária a partir dos 40anos para a população geral.

Atualmente, estamos tendo uma prevalência maior de câncer de mama em mulheres mais jovem < 35 anos. Historicamente a prevalência da neoplasia nessa população era de 2% dos casos, sendo hoje em torno de 4-5%. Acredita-se que seja devido a gestação em idade mais tardia, menor número de filhos e hábitos de vida (má alimentação e maior consumo de álcool)

O câncer de mama tem alta probabilidade de cura quando diagnosticado precocemente! O tratamento é multidisciplinar e personalizado, planejado individualmente conforme as características do tumor de casa paciente, mas geralmente envolvendo cirurgia da mama, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e/ou terapias alvos.

Faça o auto exame e realize a mamografia e/ou ecografia de mama de rastreio. QUANTO ANTES, MELHOR!


Câncer de mama: Você não está sozinha

Sabe-se que o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, surgiu no início da década de 1990 e no Brasil a comemoração foi instituída em 2002. O objetivo da celebração, além de compartilhar importantes informações é promover a conscientização sobre essa doença complexa, de alta heterogeneidade clínica, morfológica e biológica, e que no sexo feminino, representa 23% do total de câncer no mundo, ou seja, a mais frequente causa de morte por câncer em mulheres. Segundo o INCA, estima-se que 66.280 mil mulheres serão acometidas no ano de 2020, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a 29% dos casos novos de câncer a cada ano entre as brasileiras. Homens também podem apresentar a doença, sendo menos frequente do que as mulheres. A incidência de câncer de mama está aumentando no mundo devido ao aumento da expectativa de vida, aumento da urbanização e adoção de estilos de vida ocidentais. Portanto, a detecção precoce para melhorar o desfecho e a sobrevida do câncer de mama continua sendo de extrema importância. Em relação à prevenção primária do câncer, é importante destacarmos que os hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir o surgimento do câncer como dieta saudável, redução de peso para as pacientes obesas ou sobrepeso, prática de atividade física regular, evitar uso em excesso de bebidas alcoólicas e do cigarro.

O diagnóstico precoce é através da mamografia, que pode detectar alterações em fase inicial, assim aumentando as chances de cura. A mamografia é recomendada a partir dos 40 anos de idade e anualmente. As pacientes com história familiar devem realizar o rastreamento antes dos 40 anos.

Hoje em dia o tratamento do câncer de mama não é assustador como no passado. A cirurgia vai depender do estado da doença e suas características biológicas. A lei criada em 2013, nº 12.802 prevê que pacientes submetidas a mastectomia têm o direito de realizar a reconstrução mamária por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente após a retirada do tumor.

A prevenção, diagnóstico e tratamento adequado pode salvar vidas. Não deixe de realizar seus exames de rotina e procure o médico mastologista se houver qualquer alteração. O câncer de mama tem cura, por isso ame-se, cuide-se e proteja-se.

>>> continua após jornal digital <<<

JORNAL IMPRESSO NA VERSÃO DIGITAL >>>


Outubro Rosa Pet alerta para câncer de mama em cadelas e gatas

Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, alerta o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, a entidade chama atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação.

A maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida.

O médico veterinário e especialista em Oncologia Veterinária, Rodrigo Ubukata, explica que a incidência é bastante variável, de acordo com a região e o país. “Países desenvolvidos tem política de controle populacional, com isso os animais são castrados precocemente e consequentemente acabam tendo menor incidência de câncer de mama. Já países em desenvolvimento tem uma política de controle populacional ainda inadequada e uma cultura da população muito preconceituosa, então os animais muitas vezes não são castrados precocemente e com isso a incidência de tumores de mama aumenta, porque são tumores que têm uma relação direta com o status reprodutivo do animal”.

No Brasil, completa o médico, os tumores de mama têm uma frequência bastante alta, quando considerado todos os tipos de tumores que existem nos animais de estimação. Ubukata também é membro da Subcomissão de Biossegurança em Quimioterapia Antineoplásica da Comissão de Saúde Pública do CRMV-SP.

O diagnóstico e o tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é também a melhor forma de proporcionar um prognóstico e, talvez a possibilidade da a cura do tumor. “Assim como na mulher, apalpar a mama [do animal] em busca de nódulos é muito importante, e assim que se localizar qualquer volume anormal, devem levar imediatamente ao médico veterinário, especialmente se esses volumes aumentarem rapidamente”, alerta a médica veterinária Maria Cristina Santos Reiter Timponi, também presidente da Comissão de Entidades Veterinárias do CRMV-SP.

“Por ocasião do Outubro Rosa, aproveita-se a data para fazer a conscientização da população sobre o que é o tumor de mama, como se faz um diagnóstico precoce até mesmo ensinando os tutores como vão examinar as mamas das cadelas e das gatas a procura de possíveis nódulos, para que percebem o mais rápido possível e procurem uma ajuda profissional”, completa Ubukata.

A médica Maria Cristina explica que todas as raças de cadelas, inclusive as híbridas, sem raça definida, podem ter tumor de mama. “Sabemos que é na pseudogestação [falsa gestação] aonde as taxas de progesterona ficam altas e isso ocorre dois meses a três após o cio, época em que aumenta a predisposição das cadelas que tem esse tipo de ocorrência ter tumores mamários”.

A especialista completa que o aparecimento de tumores normalmente ocorre em fêmeas mais velhas acima dos sete anos de idade, “porém com o uso do anticoncepcional, temos fêmeas jovens acometidas de tumores malignos”.

A melhor forma de prevenir tumores mamários é a castração antes do primeiro cio ou logo depois do primeiro cio. “Normalmente são as fêmeas não castradas que têm maior propensão a tumores, aquelas que recebem frequentemente anticoncepcional e aquelas também que tem a pseudogestação, onde tem a presença de leite nas mamas dois a três meses pós cio. As mamas que não foram expostas a ação dos hormônios em geral não terão câncer mamário”, esclarece a médica.

Ubukata acrescenta que estudos feitos desde 1968 mostram que cadelas castradas antes do primeiro cio, por volta dos seis meses de idade, reduzem em 99% as chances de incidência de tumor de mama.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *