0001-Cancer_de_mama

Outubro Rosa: Um movimento que pode salvar vidas

O Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle de câncer de mama. Ele foi criado nos anos 90. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização do câncer de mama, dessa forma proporcionar maior acesso ao diagnóstico e de tratamento e contribuir para redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Segundo o INCA estima-se que a cada triênio(2020-2022), 66.280 mil mulheres serão acometidas.A maior taxa de incidência e mortalidade estão na região Sul e Sudeste do Brasil.É uma doença multifatorial que envolve fatores genéticos(5% a 10%) e estilo de vida. Em relação a prevenção primária é importante destacarmos os hábitos saudáveis de vida , ajudam a prevenir o surgimento do câncer de mama, como dieta balanceada, atividade física regular,redução de peso nas pacientes sobrepeso ou obesas, evitar o uso de tabaco e álcool.

Drª Analuíza Savaris Médica Mastologista CRM- 38251 RQE- 36875

Sempre devemos ficar atentas para os sinais e sintomas, como um nódulo na mama, saída de líquidos pelos mamilos, pele da mama vermelha ou com aspecto de casca de laranja,aumento dos linfonodos embaixo das axilas.

O câncer pode acometer homens também , e representa somente 1%, sendo mais comum em idosos, com história familiar de mulheres com câncer de mama ou de ovários.Eles podem apresentar os mesmos sinais e sintomas das mulheres, por isso quando houver alguma anormalidade procurar ajuda médica é fundamental.

Sociedade Brasileira de Mastologia(SBM) recomenda que o rastreamento deve iniciar aos 40 anos de idade para população em geral e anualmente. Se você tem história familiar de primeiro grau de câncer de mama deve iniciar 10 anos antes do caso mais jovem da família.A ultrassonografia também teu seu papel no rastreamento, mas não deve substituir a mamografia. Em casos selecionados podemos realizar RNM de mamas.O auto exame(toque) e a observação constantes são as melhores formas de reconhecer quando algo esta diferente.

O tratamento dependerá de qual estágio a doença está, podendo ser com cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

O câncer de mama tem cura. Não deixe de fazer seus exames regularmente.

Comments are closed.