outubro-rosa

13% dos casos no Brasil, poderiam ter sido evitados

OUTUBRO ROSA é o movimento internacional para conscientização sobre câncer de mama, criado na década de 1990 pela Fundação Susa G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e de promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Dra Patricia Marks
Oncologista Clinica
CRM 36982

No ano passado 13% dos casos no Brasil (8 mil), poderiam ter sido evitados pela redução de fatores de risco relacionados aos estilo de vida, em especial da inatividade física. A neoplasia de mama é o câncer mais frequente nas mulheres após as neoplasias de pele não melanoma, foram 66,280 mil novos casos em 2020. Pela prevalência, uma em cada 8 mulheres no mundo terá diagnóstico de câncer de mama ao longo da vida. No ano passado no mundo foram diagnosticados 2,3 milhões de novos casos.

Os principais sinais e sintomas são: nódulo na mama, alteração no formato ou tamanho das mamas, vermelhidão local, inversão do mamilo, espessamento ou irritação na pele, endurecimento da mama com aspecto de casca de laranja, dor na mama, nódulo ou desconforto na axila.

Os principais fatores de risco associado ao aumento do câncer de mama são: sedentarismo (atividade física reduz risco em 18%); obesidade (principalmente na pós menopausa eleva o risco em 2x); tabagismo; uso de álcool; idade precoce da menarca (primeira menstruação); idade tardia da menopausa; nuliparidade (não ter engravidado) e síndromes hereditárias.

Recomenda-se realizar mamografia e ecografia mamária a partir dos 40 anos para a população geral.

Atualmente, estamos tendo uma prevalência maior de câncer de mama em mulheres mais jovem < 35 anos. Historicamente a prevalência da neoplasia nessa população era de 2% dos casos, sendo hoje em torno de 4-5%. Acredita-se que seja devido a gestação em idade mais tardia, menor número de filhos e hábitos de vida (má alimentação e maior consumo de álcool)

O câncer de mama tem alta probabilidade de cura quando diagnosticado precocemente! O tratamento é multidisciplinar e personalizado, planejado individualmente conforme as características do tumor de casa paciente, mas geralmente envolvendo cirurgia da mama, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e/ou terapias alvos.

Faça o auto exame e realize a mamografia e/ou ecografia de mama de rastreio.

QUANTO ANTES, MELHOR!

Comments are closed.