Operação Padrão na Alfândega

“Operação Padrão” na Alfândega de Porto Xavier/RS, preocupa empresas que precisam importar grãos para trato animal

Prefeito de Boa Vista do Burica, e Presidente da AMUFRON Joãozinho Sehnem, entregou na manhã desta segunda-feira ofício conjunto com a região Missões solicitando que a FAMURS interceda nos órgãos competentes providência, no que se refere ao atendimento prestado pela Unidade da Receita Federal do Brasil e do MAPA na Alfândega de Porto Xavier, Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina, em face a “operação padrão” desencadeada por servidores e da ausência de chefia direta a ordenar e organizar a prestação do essencial serviço.

A solicitação de providência foi encaminhada pela empresa Alibem Alimentos S.A, estabelecida com frigoríficos, fábricas de ração e sistema integrado de criação de suínos em Santo Ângelo, Santa Rosa e em mais de 50 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, que é responsável em média por 23% do retorno do ICMS desses municípios, que emprega mais de 4.000 funcionários, abrange mais de 700 famílias no sistema de integração na criação de suínos, onde estão alojados mais de 950.000 suínos, que precisam ser alimentados e movimenta diariamente aproximadamente 400 cargas/caminhões.

A atividade de criação de suínos, da empresa, demanda diariamente aproximadamente 40.000 sacos de cereais para atender a alimentação do rebanho. Parte desse milho é abastecido pelo mercado brasileiro e complementamos com milho importado da Argentina e Paraguai, que corresponde em torno de 9.000 toneladas mês. Informamos que no mês de janeiro somente foram liberadas no Porto, 20% desse milho, ou seja, não atende a quantidade necessária para o trato dos animais. Este mês é necessário liberar a entrada de 17.000 toneladas. Caso não ocorra, o que é provável devido a ação dos fiscais e se não houver disponibilidade de milho para o fabrico da ração, em breve haverá mortalidade de animais e consequentemente a diminuição da atividade econômicas afetando desde os municípios, os funcionários dos frigoríficos, das fábricas de ração, das granjas, das famílias do sistema de integração e da cadeia de transportadores”

Diante de todo esse panorama, e da necessidade urgente do suprimento da demanda de milho, via importação da Argentina e do Paraguai, as associações estão buscando agilizar a normalização do atendimento, encaminhando a demanda a FAMURS, aos Deputados Federais e ao Ministro Paulo Guedes.

Comments are closed.