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Marketing 4.0: o que é e como aplicá-lo em seu negócio

O termos Marketing 4.0 foi levado ao mundo no livro lançado no final de 2016, “Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital”. Ele foi escrito por Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do planeta, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

No livro, Kotler define o Marketing 4.0 como o estágio mais recente do universo do marketing, em meio às transformações tecnológicas.

O conceito também ajuda a compreender uma nova etapa do marketing. Agora, o grande desafio é envolver as pessoas já quase sem tempo e conectadas a internet o tempo todo.

O consumidor da era digital possui diversas opções para encontrar os produtos e consumir as informações que deseja. Tudo isso com a facilidade de contar com estas inovações na palma de sua mão com os smartphones.

Por outro lado, Kotler também alerta que a falta de tempo e as muitas ofertas na internet acabam confundindo o cliente em sua tomada de decisão.

Por isso, as marcas precisam compreender o novo marketing do mundo digital, oferecendo conteúdos relevantes e impactantes. Assim, são capazes de prender o cliente e o levá-lo a tomar a decisão de compra ou criar aderência com a marca.

Dos 4 Ps para os 4 Cs

No marketing tradicional, os 4Ps eram a regra de ouro do marketing:
• Produto: O que a empresa oferece ao cliente;
• Preço: O preço que será dado ao produto;
• Praça: Local onde o produto será comercializado;
• Promoção: A forma de divulgação do produto a ser vendido.

No Marketing 4.0 e com a mudança de comportamento do consumidor, os 4Ps precisam passar por uma modificação e adaptação. Surgem assim os chamados 4 Cs:

• Cliente: Não é mais o mesmo cliente, hoje eles podem propor mudanças, fazem críticas e argumentam diretamente com as empresas. E lembre-se, o cliente é e sempre será o melhor divulgador da marca ou produto de sua empresa.

• Custo: Preço passa a ser custo. Tudo deve ser levado em conta no momento de falar em custo e fatores como distância e dificuldades para se ter o produto passam a ter nova importância.

• Conveniência: A praça foi substituída por conveniência. Isto porque o cliente atual busca pela facilidade de obter um produto. Por isto, é preciso que uma empresa cada vez mais se atente aos diversos canais de venda.

• Conversação: O consumidor está conectado e quer falar e ser ouvido pelas marcas. Por isso, a presença da sua empresa precisa estar destacada nas redes sociais. Procure estar online o tempo todo, além disso, produzindo conteúdos interessantes e relevantes ao seu público.

Por que é importante?

O consumidor mudou seus hábitos e as empresas precisam adaptar as suas estratégias de marketing para esta nova realidade. Caso contrário, fatalmente vão ficar para trás.

Cada vez mais, as empresas precisam mostrar seu valor ao cliente. E isto não significa apenas estar conectado à internet. A coisa vai além disso.

É preciso compreender e conhecer o consumidor, buscando agregar valor à marca, conhecendo as atitudes e falando a mesma língua que o cliente, que quer ser ouvido, entendido e atendido em suas necessidades.

Aplicar na sua empresa
Para aplicar o Marketing 4.0 na sua empresa e adaptá-la a nova forma de consumo que se apresenta, aqui vão algumas dicas:

Humanização da marca
Procure tornar a sua empresa mais “humana”. Para isso, pense em seu cliente como um amigo, entendendo ele como uma persona que tem vontades, desafios e necessidades.

Marketing de Conteúdo
Na era do Marketing 4.0, as empresas precisam preocupar-se em não encher o cliente com conteúdo e informações em excesso. Portanto, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental.

O cliente simplesmente não vai consumir este conteúdo, ele não tempo para isso. Por isso procure criar conteúdo com mensagens relevantes e enriquecedoras ao seu público.3

Experiência Multicanal
O consumidor já utiliza vários canais e tecnologias para buscar o que deseja. Por isso, a sua empresa precisa estar em vários canais e plataformas, para alcançá-los.

É aí que surge o desafio do Marketing Multicanal nesta nova era 4.0.

Experiência Mobile
Atualmente, os consumidores já passam mais tempo nos celulares do que em seus computadores.

Por isso, as empresas precisam oferecer uma boa experiência mobile aos seus clientes. Seja através de aplicativos, sites otimizados ou mesmo com estratégias de mobile marketing.

São melhorias que irão facilitar o contato com seus clientes e a forma com a qual eles encontram os produtos e serviços que ela comercializa.

Momento WOW
No Marketing 4.0 é preciso surpreender positivamente o cliente. Este é momento WOW, fazer algo que ele não esperava.

A empresa que tiver em sua cultura a preocupação de entregar uma experiência além do que foi pedido pelo cliente, terá seguidores fieis e divulgadores de sua marca e produtos.

Clientes Promotores
Quando o cliente se sente satisfeito, compreendido e acompanhado de perto, deixará de ser apenas mais um cliente e passará a ser um divulgador da marca.

Ele passará a falar em suas redes sociais sobre o atendimento recebido, pelo cuidado da entrega, pelas soluções propostas, para caso haja um problema.

Por isto as empresas precisam praticar a empatia, principalmente a escuta empática de seu cliente. Assim, poderá transformá-los em verdadeiros promotores de sua empresa.

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