1.200 participantes no I Fórum Macrorregional do Transtorno do Espectro Autista

Mais de 1.200 participantes no I Fórum Macrorregional do Transtorno do Espectro Autista

A Fundação Municipal de Saúde em parceria com o CMR TEAcolhe Santa Rosa, realizou o I Fórum Macrorregional do Transtorno do Espectro Autista: Um olhar para a educação. O evento aconteceu de forma online e foi transmitido pelo canal da MacroTEA, na plataforma Youtube. O Fórum contou com a representação de 67 municípios, inclusive com espectadores da Bahia, Sergipe e Mato Grosso. Ao todo, foram realizadas 1.200 inscrições para participar do evento e o conteúdo já teve até o momento, 2.400 visualizações.

O objetivo do Fórum foi trazer uma proposta voltada para a educação, com conteúdos que trazem mais qualificação para os profissionais desta área. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância do evento, “Tivemos um excelente Fórum, com a presença de diferentes temáticas do TEA e que proporcionou aos profissionais da educação um avanço na qualificação e capacitação, nesse momento em que iniciam mais um período letivo”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas, o Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, a Secretária de Educação, Lires Zimmermann Führ, a Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, o Presidente do COSEMS, Maicom Lemos, o Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019 que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul e a Secretária de Saúde Adjunta da SES/RS, Ana Costa que representou também o Governo do Rio Grande do Sul. No turno da manhã, foram abordados temas como: “Atenção compartilhada e Identificação de Sinais de Risco para o TEA” pela Dra. Regina Basso Zanon – Docente na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ainda no turno da manhã, o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) trouxe um relato da experiência no atendimento de crianças com TEA. Na parte da tarde, a Dra. Taís Guareschi de Souza e a Dra. Márcia Alves, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) falaram sobre: “Alunos com autismo na escola: algumas tessituras sobre as práticas pedagógicas” e a equipe do CMR TEAcolhe de Santa Rosa abordou o tema: “O desenvolvimento da Linguagem na pessoa com TEA”.

Para visualizar o conteúdo do I Fórum Macrorregional do Transtorno do Espectro Autista: Um olhar para a educação, é só acessar os links no canal da MacroTEA, na plataforma Youtube.

Comments are closed.