CRISTINE KRIEGER - Leiloeira Oficial - JUCERGS 382

Golpe do Falso Leilão Via Internet

Um dos crimes mais comuns diz respeito a sites falsos, os quais são criados com o intuito de enganar o público. Geralmente, os alvos são os sites de e-commerce e de leilões online – uma vez que tais plataformas se utilizam de dados pessoais e bancários dos usuários para realizar as negociações.

O golpe do site falso de leilão vem aumentando a cada dia. Com o crescimento dessa atividade nos últimos anos, surgiram também falsas empresas agenciadoras de leilão e falsos leiloeiros oficiais que tem enganado e lesado grande número de arrematantes que pagam e não recebem os bens comprados no chamado “leilão online”, ou seja, interessados acessam o endereço na internet, compram um bem e, na hora de retirá-lo, nem o bem e nem o leiloeiro ou a empresa existem.

Geralmente, o consumidor se torna vítima de crime virtual quando se vê atraído por um tipo de oferta que, a princípio, parece algo imperdível. Na ânsia de adquirir algo nas “melhores condições”, o usuário acaba deixando de lado a checagem de detalhes básicos de segurança.

Para atrair as vítimas, os golpistas exibem ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões, como veículos com preços abaixo do valor de mercado. É necessário fazer um cadastro no site falso e participar de um suposto leilão. O comprador “ganha o leilão e arremata o bem” e precisa encaminhar cópias de documentos pessoais para que seja obtido o auto de arrematação. Após, os golpistas solicitam que as vítimas façam a transferência bancária para uma conta. O comprador transfere o dinheiro e não consegue mais contato com o site do leilão.

Fica o alerta para os consumidores, uma vez que há relatos de várias vítimas na cidade e região, inclusive empresários que caíram no golpe do falso leilão, e, que dificilmente conseguem reaver o dinheiro de volta, por se tratar de um golpe muito bem estruturado e articulado.

Mas, como descobrir se um site de leilões online é idôneo ou falso? Como não cair nesse tipo de golpe?  Listamos abaixo algumas dicas que ajudam o consumidor a analisar melhor uma situação suspeita e evitar fraudes:

– Verificar a origem do site e se o nome do leiloeiro ou da empresa existe de fato. No site das Juntas Comerciais existe a relação completa dos leiloeiros matriculados e habilitados, basta verificar se o leiloeiro do seu interesse está registrado e faz parte da lista publicada no site da Junta Comercial respectiva;

– Desconfie de sites com pouca informação, sem leiloeiro registrado e com dificuldades de contato;

– Veja se no site da agenciadora ou do leiloeiro consta o nome completo e número da matrícula do leiloeiro responsável pelo leilão;

– Evite confiar em sites cujo endereço termina em “.com” e não ponto com ponto br (.com.br);

– Verifique a existência de certificados de segurança SSL (o cadeado que aparece ao lado do endereço do site). Site confiável possui selo de segurança visível na página;

– Procure as redes sociais do leiloeiro em questão;

– Sites de leilões falsos na maioria das vezes não têm endereço físico. Verifique a disponibilidade de visita aos bens à venda no leilão online. Se o leilão existe, é preciso que exista um endereço para que o interessado possa conhecer o bem que será provavelmente arrematado;

– Analise os dados bancários. Pesquise se a conta de destino para o depósito do bem arrematado está no nome do leiloeiro. Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado como leiloeiro oficial.

CRISTINE KRIEGER
Leiloeira Oficial – JUCERGS 382
Rua Santos Dumont, nº 489, sala 01 | Centro
Santa Rosa – RS
(55) 3512-6171 (55) 9 9904-1340
cristine@kriegerleiloes.com.br
Face/Insta: kriegerleiloes
www.kriegerleiloes.com.br

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *