Janeiro Branco ação

FUMSSAR promove ações para o mês do Janeiro Branco

Janeiro é o mês da reflexão e da renovação de ações e pensamentos para o novo ano que se inicia. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a campanha “Janeiro Branco”, uma iniciativa social com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, para a importância dos cuidados com a saúde mental. Nesta terça-feira (09), a FUMSSAR deu início às atividades do Janeiro Branco com o Pedágio Consciente. Durante toda a semana, diversas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental, vão acontecer na cidade.

Neste ano o lema é “Saúde Mental enquanto há tempo”. A Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, destaca a importância do foco na prevenção, “O Janeiro Branco é o mês de conscientização sobre os cuidados em saúde mental, desta forma estamos promovendo diversas ações de autocuidado e reflexão para que possamos construir uma cultura da Saúde Mental e de bem-estar nas pessoas, ampliando a consciência sobre como criar uma qualidade de vida emocional”. Ela acentua que os atendimentos vêm aumentando significativamente no momento que a saúde mental é esclarecida, dando acesso aos usuários através de serviços que cuidam e tratam da saúde mental no município. No ano passado uma média de 800 atendimentos/mês foram realizados em cada CAPS. A FUMSSAR conta equipes multiprofissionais qualificadas com médicos psiquiatras, neurologistas e clínico geral, além de psicólogas, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, enfermeiras, oficineiras, educador físico e técnicos de enfermagem.

A programação do Janeiro Branco é voltada principalmente, para as pessoas com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico, que estão em tratamento na rede pública de saúde de Santa Rosa. Dentre as atividades propostas, estão as práticas esportivas e palestras informativas. Investir na qualidade de vida através do esporte; melhorar hábitos alimentares; estar atento à qualidade do sono e realizar atividades que promovem o bem-estar e previnem as doenças. Na quarta-feira (10), às 14h, foi realizado um jogo de Beach Tennis na Arena Pool Beach. Na terça-feira (16), a equipe do Caps II foi proporcionar uma escuta Psicossocial. Na quarta-feira (17), aconteceu um passeio ciclístico, com saída em frente ao CAPS II Novo Rumo (no bairro cruzeiro ao lado do antigo CSU), até o Tape Porã (em frente ao Stok Center). No dia 19 de janeiro foi realizado o cinema Sesc, com o filme: O mínimo para viver. Já no dia 25/01, às 19h30min, o cinema será ao ar livre com o filme: Divertidamente. A sessão vai acontecer no Centro Cultural em frente a praça da Bandeira. Para finalizar as atividades do mês, um piquenique será realizado na praça do Centro Social Urbano de Cruzeiro, às 14h, com apresentação do grupo de música do CAPS.

Comments are closed.