ÁLVARO

Falando em Fenasoja e Almoço de Ideias

O Portal Plural, em seu programa TEMA LIVRE, apresentado quinzenalmente, às quartas-feiras, 19h, pelo ex-prefeito e Diretor do Portal Plural, Alcides Vicini e pela jornalista Carol Haag, realizaram mais uma importante e esclarecedora entrevista, tendo como convidado o empresário e advogado Álvaro Eidt, para tratar de um tema de extrema relevância dentro do contexto empresarial e social do município.

Este introito foi apenas para salientarmos a importância do evento promovido pela ACISAP, o tradicional “Almoço de Ideias”, trazendo sempre excelentes e renomados palestrantes para que possam passar sempre algo a mais, uma visão mais apurada do mundo empresarial.

O primeiro evento foi realizado em 1999, por Álvaro e teve como convidado o Sr. Vanoli Kist, Diretor do Camera Alimentos.

O AMOR POR SANTA ROSA

Segundo Álvaro, “minha vida está intrinsicamente ligada a Santa Rosa, principalmente a ACISAP, pois tínhamos um time, uma equipe na época, que pensava a cidade para frente”.

“O Álvaro é um rapaz de muita sorte, filho do Sr. Eugênio Eidt, um grande empresário, homem comunitário, que teve uma presença fortíssima em Santa Rosa, foi também integrante do Rotary. A outra sorte é que ele foi meu aluno quando adolescente. Na realidade, o Álvaro sempre teve uma atuação muito marcante no município, pois antes de ele chegar a presidência ACISAP, sempre foi uma pessoa inserida na comunidade, tinha e tem aquela paixão por Santa Rosa, certamente em seu período á frente da entidade, teve atitudes robustas e muito ricas de processos de transformação”, disse Alcides Vicini.

SEGREDO REVELADO

Eidt revelou ao ex-prefeito Vicini um segredo, de que, quando era estudante, “eu me imaginava ser uma pessoa que nem você, porque sempre fui apaixonado pelos estudos, adorava o português, e sempre me incentivava a estudar mais quando você nos ensinava, era aquele português e fala correta, uma dicção maravilhosa, uma entonação, um entusiasmo ao lecionar.

Digo a aqueles jovens que tenham o professor como um aliado, uma inspiração. Tenho você Vicini, como uma inspiração para minha vida, dou graças a Deus por ter te colocado no meu caminho `para que pudéssemos ser amigos, e vivenciamos muitas coisas boas juntos. E isso é o fundamental da vida”.

APRENDIZADO COM O ALMOÇO DE IDEIAS

“O que resta do “Almoço de Ideias”, que a gente formata, é o nosso crescimento como pessoa. O Álvaro iniciou na ACISAP aos 32 anos, pois comecei tudo muito cedo na vida, e tive muita paixão pelas coisas que fiz, sorte de ter essa inteligência que Deus me deu para fazer estas coisas com intuição e ser ajudado por essas pessoas e equipes que vieram ao meu encontro e saber absorver isso.”

Álvaro confessa que hoje, aos 55 anos, sua missão é a de colocar sua experiência para que faça com que estes que estão vindo, em um momento tão difícil, de pandemia e guerra, se inspirem em serem mais cidadãos, a terem momentos de insight de potência.

“Eu gosto muito de uma palavra “aretê” (“virtude”, mas sua real significação remete-nos à ideia de “excelência”), para procurar caminhos, jeitos novos de fazer as coisas “.

COMO SURGIU O ALMOÇO DE IDEIAS

“Quando eu iniciei na entidade, como um jovem empresário, vi que precisávamos trazer algumas ideias para Santa Rosa, e, junto comigo, estava o Artur Lorentz que disse para trazermos o Roberto Argenta para palestrar, assumi a tarefa e fomos muito bem sucedidos. A partir disso começamos a criar alguns eventos dentro da ACISAP, pois queríamos fazer reuniões e trazer ideias não só para cidade, e ele acabou se tornando regional, estadual e até nacional.

Então, com o auxílio do grupo que me ajudava a comandar a entidade, e para que pudéssemos pelo menos uma vez por mês sentar e abordar os mais diferentes temas, conseguimos patrocinadores que nos ajudaram sustentar o evento, o que foi muito importante.”

Vicini lembrou que agora são mais de 150 eventos realizados e que cada um deles acabou sendo um instante de reflexão e questionamentos, mas principalmente de construção de motivações e resultados. Disse também do privilégio, de quando prefeito, palestrar no Almoço de Ideias.

FALANDO EM FENASOJA

Questionado por Carolina Hagg como está vendo a realização da FENASOJA 2022, Álvaro disse que, “eu participo do Conselho Consultivo da Feira, e vejo ela com muito entusiasmo, primeiro por ter na sua liderança o Elias e o Dário, que tem uma energia que contagia a todos. A diferença que vejo entre a vez em que fui presidente da 14ª edição e a de hoje é a quantidade de comissões e quantas pessoas as compõem, por exemplo, na minha época tínhamos 13 vice-presidentes que nos ajudavam, e hoje, são em torno de 33 comissões, se se você for ver o orçamento, sua multiplicação nos valores, no número de expositores, volumes, patrocinadores, ela se tornou grandiosa. Vejo que está no caminho certo, quanto a questão do voluntariado, esse é um diferencial que temos em Santa Rosa, aqui as pessoas se doam de todo coração.

Eu sempre tive o desejo de ser presidente da FENASOJA, eu tinha essa paixão, pois quando eu circulava pela feira com o meu pai eu dizia: um dia eu vou ser presidente desta feria, porque isso aqui é uma coisa que parece que está no meu sangue. Na medida em que você vê as pessoas que estão lá com paixão, trazendo suas esposas, famílias, para a elaboração de uma ideia, porque a FENASOJA é uma ideia, como a construção de um edifício, que começa com um projeto, alicerce, engenheiro e arquitetos dando as ideias, e depois com os obreiros, que são aqueles, muitas vezes anônimos, que estão lá, com sol ou chuva, durante dois anos construindo, ajudando sem pensar em si, mas sim na comunidade e no que Santa Rosa é.

A Feira é um espelho do que é a cidade, de como ela quer se projetar para o futuro”.

Alcides Vicini salientou que quando o Álvaro foi presidente da Feira, em 2002, “ele conseguiu mexer, criar um grupo extremamente comprometido com a modernidade, inovação e a perspectiva de buscar coisas melhores. Houve uma sintonia muito forte com a Prefeitura no sentido de valorizar a Xuxa, que estava em um grande momento no país e no mundo, nos abraçamos juntos neste projeto para trazer Xuxa na FENASOJA em um momento muito significativo”.

Conforme Álvaro Eidt, “a FENASIOJA sempre busca estas oportunidades, ou seja, buscar iniciativas que venham a somar, e a XUXA estava, realmente, no auge, fazendo muitas apresentações, então porque não estabelecer este laço para que ela viesse para Feira. Foi uma grande negociação, acompanhada pelo prefeito Vicini, no escritório dela, explicando detalhadamente o que era este projeto da Xuxa vir para Santa Rosa, e qual a nossa contrapartida em termos de segurança e logística. Foi passada a ideia de que ela viesse fazer aqui um show. Para este grande show ela trouxe toda sua enorme estrutura, fantasias, som, iluminação, o que deveria ser um valor alto, e ela fez tudo gratuitamente, em retribuição foi feita uma doação de alimentos, pois qualquer pessoa que entrasse no parque deveria doar um alimento não perecível ou um agasalho.

Foram mais de 50 mil pessoas que compareceram ao show, e muito foi arrecado, e, este material, foi entregue a Primeira-Dama para que fizesse as doações.”

Vicini comentou que, “este grande líder que é o Álvaro, soube captar essa magia que envolve a Xuxa, para que se construísse um pavilhão no Parque de Exposições levando o nome do avô dela. E esta ideia dele e sua equipe, ajudou muito a fazer daquela edição um evento maravilhoso. A vinda dela consolidou Santa Rosa como a Terra da Xuxa, o que acabou trazendo cada vez mais pessoas para conhecer a “Casa da Xuxa”, onde ela viveu seus primeiros anos de vida, adquirida pela prefeitura e que passou a ser um verdadeiro “Memorial da Xuxa”.

O ex-prefeito Alcides Vicini finalizou dizendo que, ”o Portal Plural devia isto ao Álvaro, resgatar de forma bem pontual a passagem que ele teve na ACISAP, criando o “Almoço de Ideias”, e sua participação na 14ª edição da FENASOJA, muito marcante por uma série de coisas, mas principalmente por ter trazido a Xuxa Meneguel, dando um brilho e alegria a todas aquelas pessoas que estavam conosco participando da vida, porque precisamos apreciar e celebrar estes momentos preciosos que ela nos oferece.”

Comments are closed.