632a7e931e44133b027fccba_Camada-8

Etarismo no mercado de trabalho

por Joici Cristiani de Souza
Economista, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Economia do Desenvolvimento.

Etarismo é um problema que vem a anos atingindo a sociedade. É um preconceito relacionado a idade, no qual as pessoas a partir de estereótipos associados a idade realizam essa discriminação contra indivíduos de idades específicas.

Um exemplo do etarismo é a associação da juventude com a rebeldia e irresponsabilidade, ou o preconceito de as pessoas de mais idade serem vistas como seres frágeis e dependentes da ajuda de terceiros. No mercado de trabalho podemos ver o exemplo de empresas de tecnologia, onde a maioria das contratações são de jovens, muitas dessas empresas ao selecionar seus candidatos relacionam as pessoas mais velhas com a inabilidade de trabalhar com a tecnologia, informática e mídias sociais.

Está sendo visto com maior frequência no mercado de trabalho a dificuldade das pessoas maiores de 50 anos de se recolocarem no mercado de trabalho. Muitos desses por serem vistos pelos recrutadores como velhos demais para trabalhar. O mesmo pode ser visto para os indivíduos mais jovens, que por serem novos e não possuir muita experiência são desclassificados nas seleções, mesmo em vagas que não requerem muita vivência no mercado.

Precisamos combater o preconceito com a idade, isso leva à inatividade uma parcela da população que poderia estar trabalhando, faz com que essa população se desanime e perca a confiança nas suas qualidades pessoais e profissionais. O etarismo também faz com que empresas percam a possibilidade de contratar mão de obra de qualidade, pelo simples fato de considerarem que determinada faixa etária não merece participar de seus processos seletivos por ter uma determinada imagem sobre essas idades, simplificando, por preconceito.

Para combater o etarismo é necessário pararmos de relacionar atitudes, características e habilidades com determinadas faixas etárias. No mercado de trabalho temos que ver apenas os profissionais, considerarmos os indivíduos apenas como a mão de obra que melhor atende as necessidades da vaga e ambiente de trabalho.

Comments are closed.