Autora: Karine Samara Boz Chrischum Engenheira Civil Pós Graduada em Educação a Distancia e Gestão de Projetos em formação
Quando falamos ou ouvimos falar em engenharia, isso geralmente nos remete à tecnologia, certo? Para alguns pode até ser que não, mas tenho certeza que muitos fazem a interligação da engenharia com tudo que é criado e desenvolvido de mais inovador no nosso universo.
Ambos as respostas, sim e não, estão corretas, pois o estudo da engenharia passa desde o conceito de produtividade, gestão de recursos humanos e materiais, existentes em tudo que é executivamente produzido, até a sua mais pura aplicação que se refere ao estudo dos vários ramos da tecnologia, onde o profissional utiliza-se de técnicas, desenhos, modelos e de conhecimentos provenientes das ciências para resolver problemas e satisfazer as mais diferentes necessidades humanas.
Mais do que simplesmente “criar coisas” a engenharia é a aplicação do conhecimento científico. O engenheiro tem grande relação com a área da pesquisa, pois é na investigação de causas que pode se proporcionar melhorias. É uma área bastante abrangente, onde há uma divisão de ramos específicos, de forma que cada certificação seja responsável por soluções de problemas e criação de novas técnicas em assuntos e ambientes característicos.
Sem dúvidas, se trata de um ramo de suma importância para o desenvolvimento do país e é considerada uma das profissões do presente e futuro. Entretanto, com as constantes mudanças nas relações de trabalho, um dos questionamentos mais vistos em quem está pensando em cursar engenharia ou já está na graduação é: será que tem espaço para mais um profissional?
Esta resposta é difícil de ser dada, pois depende de inúmeros fatores, inclusive cenários econômicos que não podem ser previstos, o que se pode falar com exatidão é que cada vez mais os profissionais deverão estar preparados para se adaptar. Tudo está em constante evolução, o que existe agora na sua frente, possivelmente está sendo estudado e transformado com a chegada de tecnologias que visam aprimorar seus resultados.
Aos amantes da engenharia, alunos e futuros estudantes, que um dia entrarão no mercado de trabalho, é preciso se desfazer do medo, e vestir-se do seu melhor, estar com a mente aberta, sempre de olho nas tendências de mercado, buscando ao máximo soluções diferenciadas para qualquer setor que se escolha trabalhar, pois ao mesmo tempo que cargos são excluídos por novas soluções, outros são criados para atender novas demandas.
O importante neste momento é buscar uma formação conceituada, e uma instituição ligada em todas as demandas do mercado presente e futuro, e isso você encontra junto a UNINTER. Com cursos 100% online, a instituição oferece diversos cursos de engenharia, reconhecidos pelo MEC e pelo CREA. Cada aluno recebe ainda, gratuitamente, laboratórios portáteis para que possa realizar os experimentos e atividades necessárias em casa.
A realização do seu sonho está mais perto do que você imagina, não espere para amanhã, o futuro acontece a partir do momento em que você começa a pôr em prática os seus planos.
Add a Comment