Histórias do Banco de Leite enfermeira Larissa fala sobre a importância do aleitamento materno

Enfermeira Larissa fala sobre a importância do aleitamento materno

O Banco de Leite Humano do Hospital Vida & Saúde é feito de centenas de histórias. A maioria delas é de mães que encontraram no aleitamento materno e na doação de leite, a possibilidade de oferecer um alimento completo e até, de salvar vidas de pequenos bebês prematuros. E é através destes depoimentos, que elas buscam encorajar outras mães e demonstrar o valor do aleitamento materno.

Uma destas histórias é da enfermeira do HVS, Larissa Spies Subutzki Padilha, mãe da Mariana. Defensora do aleitamento materno, a profissional de saúde conta que se deparou com um dos maiores desafios da maternidade: amamentar em livre demanda, de forma exclusiva e sem dor. “Até o final do segundo mês de vida da Mariana, já havia sentido o que era ter sensibilidade, fissuras e sangramento no bico do seio, ducto mamário entupido, mastite e abcesso mamário, confirmação de Síndrome de Down da minha filha (condição que devido à hipotonia muscular, dificulta a pega ao seio e a deglutição), uma internação de 7 dias com necessidade de intervenção cirúrgica, uso de 21 dias de antibióticos e manifestação de sintomas depressivos”, relata Larissa.

A Enfermeira conta que neste período, encontrou no apoio familiar, a força para seguir no propósito da amamentação. Hoje, com 4 meses, Mariana é alimentada pelo leite materno, havendo poucas ocasiões com necessidade de complemento. Ao conseguir amamentar, Larissa relata que sentiu a necessidade de fazer algo mais para defender a importância do aleitamento materno, e foi quando decidiu se dirigir até o Banco de Leite do HVS.

“Me informei dos cuidados ao realizar as coletas e, percebi que essa boa ação, exige despedimento de tempo, muita vontade de ajudar, de nutrir, de dar vida e o melhor alimento aos pequenos aos quais por algum motivo não estão conseguindo receber de suas mães, esse alimento tão precioso”, conta Larissa, que todos os dias retira um pouco de leite para doação ao Banco. “Sempre lembro que o pouco que consigo extrair, é muito para os pequenos que irão receber e sei que mesmo com essa pequena quantidade, o frasco que condiciono o leite, vai enchendo”.

Larissa agradece ainda o apoio da equipe de profissionais do BLH, que também realiza um trabalho de apoio às mamães, neste momento que pode se apresentar tão novo, e por vezes, delicado. Ciente da importância do aleitamento materno, Larissa conclui: “Muito da saúde da Mariana, se deve ao aleitamento materno. Nunca me arrependerei deste ato de resiliência, doação, amor, aconchego e paciência. Amamentar, faz bem à minha alma e ao meu coração. Saber que tenho a chance de dar o melhor alimento para a minha Princesa, me faz sentir uma mulher forte. Tenho certeza que a imagem dos pequenos olhinhos azuis da Mariana a me olhar durante o nosso momento de nutrir, ficarão gravados para sempre em minha memória”, conclui.

O Banco de Leite Humano do HVS funciona todos os dias, incluindo os fins de semana e feriados, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Telefone: 3512-5050 – Ramal 205.

JORNAL IMPRESSO NA VERSÃO DIGITAL >>>

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *