Ácool gel

Cuidados com o álcool gel

Em virtude da Pandemia do corona vírus (Covid-19) a utilização em larga escala do Álcool Gel 70% (álcool etílico hidratado 70º INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas) para desinfecção de superfícies e instrumentos, antissepsia da pele devido a sua eficácia na desidratação da parede celular dos micro-organismos, podendo penetrar no seu interior e desnaturar proteínas e dissolver de gorduras.Quanto ao risco de provocar incêndio em veículo mantido no sol com a presença de frasco de álcool em gel exposto na cabine, à possibilidade existe desde que algumas condições simultâneas sejam propícias, como derramamento do produto, recipiente aberto, vidros fechados, tempo de evaporação, tempo de exposição ao sol de forma que a temperatura interna esteja em condições de provocar combustão espontânea e ou ainda a condição de criar efeito lupa pelos raios do sol refletindo nos vidros e espelho sobre o produto formando assim uma fonte de ignição, provocando a combustão.

Segundo o Manual para Atendimentos de Emergências com Produtos Perigosos Pró-Química (ABIQUIM) existem riscos potenciais de fogo ou explosão.

– Altamente inflamável – pode inflamar-se facilmente pelo calor, fagulhas ou chamas;

– O recipiente pode explodir se aquecido;

– Os vapores formam misturas explosivas com o ar;

– Alguns podem polimerizar-se explosivamente quando aquecidos ou envolvidos no fogo.

– Vapores podem se deslocar até uma fonte de ignição e provocar retrocesso de chamas;

– Risco de explosão em ambientes fechados;

Os riscos são potencializados quando passar o álcool nas mãos e em componentes como painel, volante e câmbio e logo em seguida acender um fósforo ou um cigarro dentro do veículo.

Conforme conversamos na entrevista dias atrás, o fogo gerado pelo álcool em gel é invisível durante alguns segundos, o que atrapalha o tempo de reação. Por isso, é recomendável usar o álcool em gel sempre com atenção e segurança, esta dica vale para todas as ações envolvendo álcool.

Não higienize as mãos com álcool antes de acender um fósforo ou mexer com o fogão aceso. E armazene o recipiente sempre em local seguro, certificando-se de que está bem fechado.

Quando possível, prefira higienizar as mãos com água e sabão. O álcool deve ser reservado apenas para situações nas quais não seja possível lavá-las.

O mesmo vale para o seu automóvel, em vez de espalhar álcool em gel pela cabine, que pode danificar as peças de acabamento, priorize aplicar uma solução com água e sabão no painel usando um borrifador. Depois, esfregue a mistura com um pano de microfibra.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *