editorial

Covardia não faz parte do processo

Faltando poucos dias para a eleição, momento de ficar “cara a cara”, só você e a urna eletrônica. Sim, é um momento “a sós”, você e sua consciência, hora de afastar a “covardia” e livremente, independente de quem seja seu candidato, votar.

Votar, verbo que precisamos conjugar de tempos em tempos, se assim não o fizermos a “máquina pública” não anda.

Gostando você ou não de política, tudo, mas praticamente tudo o que diz respeito a vida em sociedade, passa por ela e seus representantes eleitos. É sim um “beco sem saída”, não adianta se omitir, as consequências, boas ou ruins, virão de qualquer jeito.

Estas eleições, principalmente a de Presidente da República, trouxe à tona, uma disputa ferrenha, aberta, escancarada entre esquerda e direita. Até aí tudo normal. O problema são os excessos cometidos por alguns fanáticos por Lula ou Bolsonaro, que não conseguem, de maneira alguma, entender que sim, estamos numa disputa, mas mesmo inimigos podem ter honra.

Mas “tchê”, a democracia está em perigo, compreende isso? Sim, porque sempre esteve, está e estará, e se quisermos mantê-la, vigiar é a palavra de ordem. Ouviu-se nesta campanha, de ambos os lados, muitos mais ataques do que projetos, isso é nada mais que o reflexo do nível de imaturidade política de muitos. Muito triste isso.

Nesta campanha, falou-se, mas pouco, do que existe há muitas décadas, o “assédio eleitoral”, tipificado como crime pela lei. Não se enganem, ele ocorre e muito. É ato cruel, porque normalmente os assediados desta forma, são sempre os mais fracos (financeiramente, moralmente…), que tem cargos de confiança, empregados, assessorias, e tantos outros, que se não votarem no candidato que te mandaram, perde sua função, simples assim.

Com eles não é feito o que deveria, ou seja, mostrar as propostas do seu candidato, alternativas de governança, fé, esperança, empatia, a ficha limpa, nada, tudo isso lhes é negado.

O que lhes é oferecido é o medo, a imposição, não respeitando seu direito da livre expressão de seus pensamentos através do voto, que é sagrado.

Então, não deixe que façam isso com você, o voto é seu e de mais ninguém.

Boa eleição à todos!

Comments are closed.